Tech Day JUGs Edition Brasilia

Ocorreu ontem TechDays JUGs Edition em Brasilia, evento que contou com a presença de evangelistas da Sun/NetBeans.

Quando fui encontrar com o Roumen, parece que levou um susto, saltou da cadeira e me cumprimentou, mas depois ele explicou que estava finalizando um demo para sua palestra dali a alguns minutos. Estava meio apressado.

Estavam lá o Tim Boudreau, Sridhar Reddy, Petr Suchomel, Roman Strobl.

Interessante conversar com esse pessoal, pois depois de ler blogs, ouvir podcasts ou ver apresentações, a sensação é a de estivesse reencontrando a pessoa. É a internet encurtando o relacionamento social.

Conversamos sobre cerveja na República Checa, open source, idiomas,e como pronunciar algumas palavras no idioma deles, bem legal. Talvez eu consiga aprender um pouco mais de Checo, depois que aprendear algo em alemão.

Cheguei no fim da demonstração do Petr, sobre o recente suporte do NetBeans Mobility Pack para CDC (Connected Device Configuration), ou Dispositivos mais parrudos. O legal é que pode ser usado o Matisse para desenhar as telas, com uma incrivel facilidade e realizar a instalação em um aparelho.

Atualmente o NetBeans suporta o desenvolvimento visual com arrasto dos componentes visuais, para MIDP e CDC. Incrível a facilidade para desenvolver algo rápido.

O Roumen, mostrou o suporte ao desenvolvimento com Java EE, as facilidades da versão 5.5 (é o NetBeans 5 com o Enterprise Pack), suporte a UML, SOA e BPEL, etc. Realizando deploy no Glassfish.

O Tim Boudreau, mostrou o NetBeans Platform, facilidades de desenvolver aplicações RCP (Rich Client Platform), usando o NetBeans como base para expandir novas aplicações, sendo que as customizações são módulos (ou plugins) do NetBeans. Atualmente existem várias aplicações construídas com o NetBeans Platform e muitos módulos desenvolvidos pela comunidade.

Sridhar Reddy, apresentou palestras sobre SOA, BPEL e JAX-WS, mas infelizmente não consegui assistir em tempo. Mas de outros eventos que participei, as palestras dele são muito boas.

Abaixo seguem algumas fotos[

Claudio e Roman Strobl
Clique na foto para ver em tamanho maior

](http://www.claudius.com.br/resources/claudio/images/cm-roman.jpg)[

Claudio e Sridhar Reddy
Clique na foto para ver em tamanho maior

](http://www.claudius.com.br/resources/claudio/images/cm-reddy.jpg)[

Claudio e Petr Suchomel
Clique na foto para ver em tamanho maior

](http://www.claudius.com.br/resources/claudio/images/cm-petr.jpg)[

Ordem: Petrl Suchomel, Tim Boudreau, Marcelo, Claudio, Roman Strobl e Sridhar Reddy
Clique na foto para ver em tamanho maior

](http://www.claudius.com.br/resources/claudio/images/std-bsb-1.jpg)

[

Neste momento](http://www.claudius.com.br/resources/claudio/images/roman-xrays.jpg), um participante, disse que o Eclipse é legal, então Roman, prepara-se para fulminar o cidadão com um raio de cor vermelha de seus olhos, note o sorriso sinistro.

Após o participante ter sido convertido para um usuário NetBeans, Roman, aponta seus raios vermelhos em minha direção. Mas consegui dizer a tempo que já uso o NetBeans e não preciso da ajuda dos raios vermelhos.

Written on April 13, 2006