Resumo do evento: II Natal Java Day

Esse resumo é divido em duas partes: 1) Viagem para Natal e 2) Evento

1) Viagem para Natal

Meu Vôo estava marcado com saída do aeroporto de Brasília, as 21:30 pela Gol, as 19:10 o Eduardo Ito (colega da Summa, que foi para SP), ligou e disse que o vôo dele atrasou, eu pensei “caramba o meu, também vai atrasar”, então abri o laptop e fui passando o tempo. Até que após sucessivos avisos, justificando “novo reposicionamento das aeronaves”, fomos avisados que o avião saria a 0:30 (3 horas de atraso).

Para complementar o uso interessante dos serviços da compahia aérea, desembarquei em Salvador, para uma conexão, então o vôo para Natal estava atrasado também (que noite), enfim, peguei o avião para Natal as 3:40, cheguei a Natal as 5:10. Resolvi não dormir, pois iria sair as 7h para ir ao evento e não queria correr o risco de não acordar.

No momento que escrevo esse texto,verifiquei que o problema do atraso foi causado por uma paralisação parcial dos controladores de vôo. Interessante é ler o comentário do ministro da defesa, parece de um político hipócrita e demagogo. Provavelmente em 2015, a qualidade do transporte aéreo deverá ser parecido com o transporte de ônibus circular.

Obrigado Gol e Infraero por momento inesquecíveis.

2) Evento do II Natal Java Day

O Evento começou em um auditório da Faculdade Natalense, com muitos interessados em conhecer um pouco mais de Java.

As 8:30 Gleydson fez uma breve introdução sobre o evento, então comecei a minha palestra “Sucesso com a tecnologia Java” onde o objetivo era mostrar como estão relacionados a tecnologia, comunidades, software livre, negócios e o desenvolvedor. Ao final, percebi que ninguém nas primeiras filas não dormiram e parecia que estava com o mesmo número de participantes do ínicio, logo julguei que eles gostaram da palestra. Muito obrigado.

Assiti a palestra do Gleydson sobre o desenvolvimento Java EE usando JPA, onde realizou uma demonstração, o que mostrou ao público a facilidade do desenvolvimento para Java EE usando annotations.

Depois almoçamos no restaurante da faculdade e retornarmos para as palestras. Sentei na última fileira de cadeiras, queria ler alguns artigos no laptop e tal. Mas não consegui, pois cochilava muito (quase que o laptop vai de encontro ao chão). Então a Raphaela (organizadora do evento), perguntou quando abri os olhos “Claudio, você não quer dormir em uma outra sala ?”, claro que sim. Então fui para outra sala, com ar condicionado onde tinha um colchão de cimento que era grudadado com o chão e de fato, na mesma altura do chão e com a mesma cor do piso, mas não liguei para isso e dormi muito bem, durante 2 horas.

Então voltei para a sala de palestra para assistir a palestra do David Pereira sobre o Spring. Achei a palestra muitoa boa, mostrando as vantagens de uso do Spring, com exemplos de código e como aplicá-lo.

Depois assisti a palestra do Ricardo Wendell sobre Java e Web 2.0, onde demonstrou forte conhecimento dos tema e a nomenclatura da web 2.0. Parabéns foi uma excelente palestra.

Em conversas com algumas pessoas que atenderam o evento, fui perguntado se existe alguma maneira de programar em Java para processadores PIC. Eu não sei e nem procurei no google ainda. Se você tiver alguma informação, por favor deixe um recado.

Em outra conversa fui questionado sobre o uso de Java em um grid com oracle. Não entendo de grid, mas comentei sobre o grid da Sun.

A noite saímos para um rodízio de pizza com a comissão que organizou o evento, excelente. Então fui dormir o merecido sono. zzzzzzzzzzzzz

Written on October 30, 2006