Atualização do KUbuntu Dapper (6.06) para o Edgy (6.10)

A organização Ubuntu liberou a versão final do KUbuntu 6.10 (codinome Edgy Eft). A versão que uso é a 6.06 (codinome Dapper), que é a primeira versão que instalei (anteriormente usava Mandriva no laptop, ainda a uso no desktop). Então resolvi fazer uma atualização, para ver como é.

Quais as motivações para realizar a atualização ? * Entender como funcionar o esquema de atualização da distribuição inteira * Usar o novo sistema de inicialização (em substituição ao sysvinit) * Instalar a versão 2.0 do Gnucash Para entender como funciona a atualização, li o release notes do ubuntu e do kubuntu. E os possíveis problemas, após a instalação. Para uma comparação, no madriva, para atualizar a versão do sistema operacional, bastava dar boot com o cd-rom e solicitar uma atualização. Tentei fazer isso com o livecd do kubuntu 6.10, iniciei o sistema de instalação, segui os passos até o momento de particionar o disco, como não foi apresentado nenhuma opção de atualizar, então abortei e resolvi seguir a atualização através do apt-get. A atualização através do apt-get está no release notes do kubuntu 6.10: </p>
Users of Kubuntu 6.06 LTS can upgrade to 6.10 over the internet by following these instructions:

    * NOTE: This procedure upgrades your system over the Internet, which requires a large download of several hundred megabytes.
    * In Konqueror go to /etc/apt, right click on sources.list and choose Actions -> Edit as Root
    * Change all instances of dapper to edgy
    * Launch a console with KMenu -> System -> Konsole
    * In the console run: sudo apt-get update
    * In the console run: sudo apt-get dist-upgrade and follow the prompts to upgrade
    * In the console run: sudo apt-get install kubuntu-desktop python-qt3 python-kde3 ubuntu-minimal and follow the prompts to install
    * Reboot your computer

If you have a Kubuntu 6.10 CD, put it in the drive, and run apt-cdrom from the command line. Then follow the instructions above. 
Então usei o comando apt-cdrom add, que adicionou o cd-rom no repositório do apt-get. Então comentei os repositórios freecontrib,  debuntu.org. Invoquei o dist-upgrade, pensei que fosse demorar uns 30min, que nada, demorou cerca de 2h, para efetuar o download. Deu um erro ao fazer o download de um pacote, então fiz o dist-upgrade novamente, o download ocorreu tranquilo. Mas depois do download, é realizado as atualizações dos pacotes, o qual ocorreu um erro de inconsistência do pacote courier-authdaemon, que depois de algumas pesquisas no google, fui o infeliz que deparou com um bug na atualização de pacotes. Tentei de primeira usar o workaround sudo dpkg –force-remove-reinstreq -P courier-authdaemon, mas não funcionou, então invoquei o sudo dpkg –configure -a, depois sudo dpkg –purge courier-authdaemon e sudo apt-get -f install para ver se resolvia o problema, que continuava acusando o erro de inconsistência de pacote do courier-authdaemon, então por fim invoquei o sudo dpkg –force-remove-reinstreq -P courier-authdaemon novamente e então o pacote foi removido com sucesso, ufa, pude continuar com a atualização do kubuntu. Invquei o  sudo apt-get -f install para resolver a integridade dos pacotes e começou a realizar um monte de checagens, até deparar com uma janela de diálogo informando em português “Incorrect nice value. Please enter an integer between -20 and 19”, e não é possível clicar no Next nem Cancel, então matei o processo, encontrei a solução nesta thread e parece ser um bug.
sudo dpkg-reconfigure debconf
E escolher Dialog, depois escolha  o nível Alto Então pude invocar novamente o sudo apt-get -f install para continuar. Demorou mais uns 20min configurando e atualizando pacotes, então para verificar se não havia mais erros de dependência ou integridade invoquei os comandos: sudo apt-get -f install, sudo dpkg –configure -a e sudo apt-get dist-upgrade. Os quais não retornaram erros, então reiniciei a maquina. Na tela de inicialização, verifiquei o uso do novo sistema de inicialização, pareceu que foi mais rápido, mas ainda não cronometrei (o anterior sysvinit demorava cerca de 44s), então para minha surpresa, verifiquei que o X não inicializava. Mesmo invocando no console o startkde, o mesmo retornava com o erro:  “xsetroot: unable to open display” seguido de erros do “kpersonalizer: unable to open display”. Sempre que o X não inicializar, dê uma olhada no log do X (/var/log/Xorg.0.log). Aqui acusava um erro de mismatch de versão ao carregar o driver da placa de vídeo i810. Lembrei da dica do debianadmin, em que o driver instalado estava errado. O que estava instalado aqui era o xserver-xorg-driver-i810 então removi e instalei o xserver-xorg-video-i810.
$ sudo apt-get remove  xserver-xorg-driver-i810
$ sudo apt-get install xserver-xorg-video-i810
Reiniciei o X e foi iniciado corretamente. Realmente não entendi, o motivo dessa mudança da nomenclatura de pacotes, nem fui verificar o motivo, mas enfim, estava com as coisas funcionando novamente. Verifiquei que outros brasileiros enfrentaram o mesmo problema da inicialização do X. Mas, o kernel 2.6.17 não foi instalado, isso é estranho. Verifiquei a nomenclatura dos pacotes e percebi que o meu kernel é linux-image-2.6.15-26-686 e o a nomenclatura do 2.6.16 é linux-image-2.6.17-10-386, que é diferente. Mas, caramba, porque não liberaram a versão 686 que é tão comum hoje ? Bom, mas o importante é que o objetivo foi alcançado. Agora vou brincar com as crianças, falow.
Written on November 4, 2006