Estisticas de website: Google Analytics

Para quem possui alguma página na internet, sempre existiram maneiras de contabilizar os acessos, com a intenção de verificar se o conteúdo é visitado e serve para alguém mais.

Eu começei meu website com um blog e logo depois, um pequeno wiki. No sistema de blog, existe apenas um contador de visitas, e eu estava feliz com ele. Foi então que conheci o Google Analytics, que usa uma ferramenta chamada Urchin (que o Google comprou), e já fazem alguns dias que a uso e simplesmente achei fantástica. Com geração de relatórios de visitas bastante detalhados.

Eu não uso todos os recursos, ainda não tive tempo de entender tudo o que ela oferece. Veja abaixo alguns screenshots: **Resumo de visitas**
Resumo do site
**Mais visitados**
Resumo do site
E para usar no website é muito simples, basta colocar uma tag javascript na página de seu website. No meu caso, uso o Blojsom e o JSPWiki, então bastou inserir o javascript nos templates que são usados para gerar as páginas do website. Fácil. Desta maneira, deixei de usar as estatísticas geradas pelas ferramentas isoladamente.
Written on November 21, 2006