FISL, dia 13/abril

Ao chegar ao evento no FIERGS, vejo que o local é muito bom, tem muitos stands de empresas privadas e públicas, com stads para grupos de usuários e com conexão a internet, wireless e por cabo. Muito bom. Com sala de palestrantes (onde pude dar um último retoque na minha palestra).

Enquanto estava na sala, encontrei com o Fabio Velloso, Edgar Silva, Brian Leonard, Charlie Hunt e Jean Francois Arcand.Conversamos um pouco sobre ferramentas para monitoramento e diagnóstico para maperar problemas de desempenho em servidores Java, onde o Charlie indicou o Sun Studio, depois tenho de dar uma olhada nesta ferramenta. Conversei com o Jean Francois que usei o Apache MINA, framework de NIO, onde perguntei algumas comparações com o Grizzly, onde ele disse que pelos testes dele, tem um desempenho superior ao MINA. Hoje vou assistir a palestra dele e do Charlie Hunt sobre o Grizzly Framework.

Com o Brian e Edgar, comentei que no Apache Struts 2, existe uma funcionalidade similar ao In/Out do JBoss Seam, que é o Scope Interceptor, que permite ao desenvolvedor não se preocupar em manter os dados de um formulário, na sessão (ou outro objeto), no preenchimeno de formulários de múltiplas etapas.

Alguns minutos antes, eu já estava na sala Hopper, local de minha palestra, onde o Bruno Souza estava coordenando “Open Source Java Fishbowl: An Interactive Discussion“, com membros do time do OpenJDK.

Então começei minha palestra, no horário certo. E o que é incrível, é que consegui terminar a palestra no tempo certo, e dando espaço para perguntas. Isso eu achei incrível, pois eu sempre estouro o tempo (outros colegas, também partilham dessa situação). Antes de começar a palestra, pensei que era pouca informação, poucos slides (apenas 26). Mas seguindo uma dica do Bruno Souza, concentrei as informações no que julguei ser mais importante. Ao final tiveram várias perguntas, que achei excelente, que mostra o interesse do pessoal. E depois o tradicional lançamento de camisetas.

Coloquei o material de minha palestra disponível.

Então após assisti um pouco da palestra do Fabio Velloso “SOA Open Source com Java Enterprise Edition“, onde ele mostrou quais são os projetos de código livre, que suportam SOA e suas principais funcionalidades e limitações: Apache Service Mix, MULE, Sun Open ESB, JBoss ESB.

Encontrei também com o Mauricio “Maltron” Leal, Alexandre Gomes e Clediston (Sea Tecnologia). Uma das partes interessantes ao participar de eventos, é reencontrar os amigos.

A noite no jantar com toda a galera do SouJava, Sun e amigos, conversei com o Francois Orsini, onde ele deu muitas dicas, sobre ir morar nos EUA, como é morar por lá, foi muito bacana isso.

Enfim foi um dia muito bacana, mas como existe a lei de murphy, tem de ter algum problema. Ao chegar no hotel, minha reserva não foi encontrada. Mas a sorte foi que o hotel não estava lotado, então pude fazer outra reserva e dormir tranquilo.

Bom, agora tenho de correr, para fazer umas perguntas difíceis na palestra de uns amigos, só para ver divertir um pouco.

Tirei algumas fotos de minha palestra. Prometo tirar mais fotos e colocar por aqui.

8o Fórum Internacio</wbr>nal de Software Livre

Categorias:

Atualizado em:

Deixe um comentário