Cirurgia de Joelho – LCA (Ligamento Cruzado Anterior)

Fiz uma cirurgia para reconstrução do ligamento do joelho, o famoso LCA (Ligamento Cruzado Anterior).

A ruptura aconteceu durante um treino de Jiu-jitsu, durante um giro mal feito.

Fiz 3 consultas com ortopedistas, com 2 ressonâncias magnéticas, raio X e sem dúvida acusava o rompimento total do LCA.

E a notícia dos médicos, que a cirurgia era inevitável. Mas quando que a cirurgia deveria ser feita ?

Claro que fiquei muito triste com isso. Pois isso ocorreu justo na época que fui promovido para faixa azul. Treinava na academia Gracie Itaim no Itaim Bibi, do professor Luiz Mello.

Gosto de saber onde estou me metendo, então fui saber o que era possível sobre a cirurgia e o tratamento fisioterápico e quanto tempo de recuperação.

Li sobre as diferentes técnicas cirurgicas, tempo de recuperação, quais os exercícios e como relacionar isso com o trabalho.

Para quem pensar em fazer uma cirurgia dessas, recomendo entender o tema até sentir-se seguro.

Busque no google por LCA, cirurgia, recuperação, etc. Vi muita informação boa, mas também coisas ruins, como conversas de fórum que não adicionavam nada.

Importante: busque isso como informação e converse com o ortopedista sobre as dúvidas.

E conversar bem com o ortopedista para entender como será o pós-cirurgico, o que pode e não pode fazer, quanto tempo afastado do trabalho, quais os custos envolvidos, logística, como andar e trabalhar.

No meu caso, teve uma logística para fazer a cirurgia, moro em Brasília, mas tenho trabalhado em São Paulo. Minha esposa Eliane, viajou para SP para me acompanhar e minha sogra ficou em casa cuidando dos meus filhos.

A logística do hotel onde fico em SP, ficar perto do trabalho, da clínica do ortopedista, do aluguel da muleta e do hospital, tudo perto, dá para ir andando. Isso foi muito importante durante o período pré e pós cirurgico e na recuperação. Mesmo assim, gastei dinheiro em taxi para as locomoções seguintes.

No meu caso, fiz a cirurgia com o ortopedista Dr. Joaquim Grava, consultor do corintians.

Fiz a internação na noite anterior, antes da operação rasparam os pelos do meu joelho. Tomei uma anestesia local e um sedativo, onde dormi e fui acordar horas depois.

Tive de comprar um imobilizador para a perna inteira (R$ 95) e alugar um par de muletas (R$ 20 por semana).

Recebi alta no dia seguinte a cirurgia.

Em termos gerais, a cirurgia é do tipo artroscópica, onde são feitos alguns furos no joelho, para colocar um pedaço de um tendão, retirado de trás da perna.

Procure no youtube sobre as cirurgias lca, vai ter muito resultado.

Os primeiros 4 a 5 dias, a perna tem de ficar na horizontal, banho é mais difícil, então a maior parte do tempo é deitado ou sentado. E o tempo todo deve-se usar o imobilizador. Ao andar, somente com muletas. No meu caso, nem tive coceiras na perna para incomodar, isso ajudou bastante.

O movimento do joelho é bem limitado para dobrar, pois o novo tendão tem de ser alongado e treinado, então dobrar o joelho, é aos poucos, mas deve ter uma forçada.

No 7o dia, devolvi as muletas, não era mais necessário, foi dificil, a sensação de a qualquer momento machucar a perna, neste caso o imobilizador ajudou bastante. Mas também é um saco usar o imobilizador o tempo todo.

E já tive de ir trabalhar, na cadeira do trabalho, me cansava rapidamente de ficar em uma posição com a perna esticada em outra cadeira e não dava para tirar o imobilizador. E quando andava por mais de 5 minutos, o imobilizador começava a escorregar, o que tornava mais difícil o seu uso e muito desconforto.

No 8o dia pós cirurgia, já começei a fazer fisioterapia no mesmo prédio da clínica de ortopedia. De fato o Dr. Joaquim Grava tem foco em ortopedia esportiva, o que me motivou a procurá-lo no incio.

15 dias depois tirei os pontos e me livrei do imobilizador. Novamente a sensação de perigo na perna, mas isso faz parte do tratamento, de treinar novamente os movimentos da perna. Dobrar, pisa, levantar, firmar, parece que tenho de aprender isso novamente.

Já no 19 dia, fiquei muito contente, pois consegui ir em uma bicicleta ergométrica e consegui girar a perna no movimento de pedalar. A cada dia de fisioterapia, é uma sensação de vitória, pois sinto que a recuperação esta em curso.

Tenho de parabenizar a equipe da fisioterapia, pois eles gostam muito do que fazem. Veja o que tenho a dizer. Antes da cirurgia, por indicação de outro ortopedista tive de fazer 10 sessões de fisioterapia, ao procurar uma clínica nas redondezas, achei uma onde cada sessão é de 1h, achei que fosse normal, mas nesta clínica de fisioterapia do Dr. Joaquim Grava, a fisioterapia demora 2h a 2h30min onde faço diversos exercícios e onde percebo a evolução do tratamento. Apesar que são tratamentos diferentes, 1h adicional deve fazer muita diferença.

Agora estou em uma situação onde consigo ir trabalhar entre outras coisas, andando devagar, firmando o joelho e rumo a recuperação total em cerca de 7 meses.

O joelho ainda está um pouco inchado, mas demora para voltar ao tamanho normal. A região onde foi feito o corte para retirada do tendão de reconstrução, ainda não tem sensibilidade total, neste casoo foi explicado que as células nervosas morreram (elas não se reconstróem), então o corpo coloca outras células para fazer o papel de sensibilidade, mas demora algumas semanas.

Daqui a cerca de 6 meses, já poderei voltar a correr e mais alguns meses depois, voltar ao Jiu-Jitsu. Neste período, vou reforçar bastante a musculatura do corpo e ir com calma nos treinos, afinal de contas o Jiu-jitsu é a arte suave.

Se você chegou até aqui, mostra que você tem interesse neste assunto e provavelmente está com o seu LCA rompido. Se você quiser informações adicionais que não conseguir encontrar na internet, pode me perguntar por email (veja no topo da página).

Atualização: Escrevi um blog com atualizações sobre a minha situação

45 Comentários

  1. FIZ CIRURGIA DE LCA NO DIA 14/02/2013. NÃO SENTI DOR NO JOELHO EM PRATICAMENTE NENHUM MOMENTO APENAS UMAS FISGADA NA COXA NOS 3 PRIMEIROS DIAS APÓS CIRURGIA , HOJE FAZ EXATAMENTE 8 DIAS E JÁ ESTOU SUPER BEM CONSIGO MOVIMENTAR A PERNA DE UM LADO PARA OUTRO SEM DOR SÓ NÃO CONSIGO AINDA DOBRAR O JOELHO APENAS 45 GRAUS , AINDA NÃO ESTOU LIBERADA PARA PISAR NO CHÃO SOMENTE COM 15 DIAS E AJUDA DE MULETAS AI COMEÇA FISIOTERAPIA. ESTOU ANIMADA COM A RECUPERAÇÃO.

  2. Bom meus amigos, neste exato momento estou deitado na minha cama fazendo mais 20 minutos de gelo .
    Operei 4 quatro dias do LCA, amanha pela manha irei fazer um retorno ao medico aqui em BH.
    Por enquanto estou andando de muletas, colocando o pé operado no chão,fazendo gelo, quando estou deitado de barriga para cima deixo a perna boa esticada e flexiono o quanto guento o joelho operado. Não estou com muitas dores não o ultimo analgésico eu tomei ja tem umas 12 horas.
    Para tomar banho eu fico em pé em baixo do chuveiro sem muletas e tomo normal.
    Quis escrever isto tudo para confortar algumas pessoas que vão operar ou ja operaram, pois pelos inúmeros relatos que vi na internet, todo caso e um caso e cada medico tem seu método .
    Abraços a todos
    Ronaldo Simões

  3. Fiz lca e menisco também, fiz dia 16/02/2013, operei exatamente 1 mês depois do entorse. Estou no 3 dia e ainda dói muito, nao consigo dobrar e nem apoiar o chão, estou no remédio e gelo, a fisio começo no 5 dia, as muletas ainda são indispensáveis! Vamo que vamo! Depois colou outros relatos!

  4. Estou com o LCA rompido a quase 7 anos, fiz uma resonancioa agora mas minha cartilagem esta OK, tenho muito aversçao a cirugia …. Mas descobri que a fisioterapia pode proporssionar qualidade de vida, e um joelho bom sem cirugia, sem agressão so nosso organismo. Ou você acha que um simples musculo e um pino metalico vão resolver?

  5. Faz um dia q fiz a minha lca e menisco, e esta muito inchado gostaria de saber com quantos dias vou começar a conseguir a dobra o joelho.

  6. Boa Noite!
    LCA realmente é complicado, operei dia 24/01em campinas com Dr Abib especialista em Joelho e dia 06/02 com 13 dias tiro os pontos.
    No 5 dia já iniciei a fisioterapia sem mais problemas, tomando por uma semana antibiótico e anti-inflamatório.
    Isso prova que não exite uma certa padronização, claro que vai depender das condições fisiológicas de cada um, mas a discrepância é enorme de cada caso mencionado.
    O que eu gostaria de saber se alguém fez algum tipo de exercício em casa, que ajudou na recuperação, algo que tenha feito a diferença!!
    Obrigado pela ajuda e atenção.

  7. Ola Claudio moro nos estados unidos e fiz uma cirurgia acl ou lCA 27/12/12 faz um mes que fiz a cirurgia . a primeira semana foi dificil muita dor , tomei anestesia na perna esquerda que se chama block , e uma anestesia geral fiz cirurgia no joelho esquerdo ,meu joelho rompeu os ligamentos quando girei o corpo e o cara pisou no meu pe no futebol sofrimento durou 12 longos anos ate eu decidir fazer a cirurgia e tambem comecou afetar joelho direito e a bacia , depois da cirurgia uma semana depois tomei umas cartelas de voltarem para imflamacao ,na segunda semana meu joelho tava melhor com dor mais suportavel ja nao usava mais a bracadeira na terceira semana ja nao usava mais as muletas e desde da primeira semana fazendo fisioterapia fazendo 2 vezes por semana duracao de 0:30 a 1:00 ,na terceira semana tambem parei de tomar o remedio o medico nao me indicou o remedio ele nao sabe que tomei mais melhorou bastante ajudou bastante veio do brasil o remedio para mim nao aconselho ninguem tomar o remedio , so estou relatando o que eu fiz , fui nas fetas tomei bebida alcoolica e o joelho inchou denovo um pouco por isso e bom colocar muito gelo , estou na 4 semana to sem muleta meu joelho ta um pouco inchado acho que e normal , precisa cicatrizar por dentro faco quase qualquer tipo de movimentos a minha fisioterapeuta me falou que em 3 meses ja estou correndo que minha recuperacao vai ser rapida e quando pego no meu joelho ele ta quente aonde foi os cortes acho que tambem e normal , nao tem aindo nem um mes ando normal sem muletas mais se eu andar muito doi o joelho , entao tem que ter calma acho que e a chave da recuperacao coisa que nao tenho kkk mais complicado o ano novo ta chegando ai em 4 dias espero melhoras para todo mundo , ja ando bem nao me sinto inseguro para andar mais doi quando muito . entao e isso um abraco.

  8. Olá. Fiz a cirurgia de lca há 5 meses. Foi retirado 40% do menisco lateral e 20 do medial. Tenho feito exercicios graduais com caneleiras, etc e há 1 mês iniciei academia. Fisioterapia cerca de 20 sessoes pois pelo sus são poucas sessoes disponiveis mas em casa sempre (apesar da cirurgia ter sido pelo convenio aonde moro não tem). Sinto dores ainda apesar de já ter voltado as atividades diarias normalmente e a musculatura ainda está longe de ter voltado; Quanto tempo demora para voltar? seria normal esse incômodo ainda?

  9. Olá, fiz a cirurgia a exatamente 5 meses e 1 semana… Nunca deixem de fazer “revisões” com seu médico (no meu caso de mês em mês), ele é quem te dirá exatamente o que fazer… Já terminei as seções de fisioterapia, só estou fazendo musculação… o médico me liberou para fazer uma leve corrida “trote” e estou bastante confiante na minha recuperação, já chuto bola, e um monte de movimentos… estou muito feliz, boa cirurgia a todos que precisam fazer, fiquem com Deus!!!! Dilson

  10. Fiz essa cirurgia de LCA em 21/10/2011, 1 ano e 2 meses depois de ter passado por 5 ortopedistas e todos disseram para eu operar,com muitas fisioterapias já no 3 dia de cirurgia a pedido médico,muita hidroterapia,depois de 6 meses hidroginastica e academia.Hoje só caminho e faço bicicleta ergométrica em casa,mas sinto muita dor e ao caminhar o meu joelho não é igual antes, nem consigo correr ainda e se eu fizer muito esforço físico no trabalho,dói demais e e´adormecido,uma sensação horrível.
    Alguem poderia me responder se isso é normal?

  11. É meu amigo fiz a cirrurugia na quarta passada e to sentindo muita dor principalmente na hora de dormir, sei q vc ñ é médico, mais, vc me endicaria algum meio ou forma de sentir menas dores??algum medicamento,alguma forma de se deitar ou algo do tipo??muito obrigado pelas dicas!!

  12. hoje faz 17 dias que eu fiz uma operação ligamento solto e mnisculo,foi um sucesso minha operação, palavras do medico,sentir muito dor apos a cirurgia, sentir bastante picadas,mas até hoje sinto minha perna meia durmente os medicos dizem que é normal..fiquei com a perna toltamente com a perna imubilizada,, ate hoje ainda estou com a perna imubilizada….so não emtendir porque ele colocou um dreno, ainda não dei pra mim pergunto para o medico….mas a minha recuperação estar indo muito bem….

  13. GOSTARIA DE SABER O SEGUINTE: FIZ DUAS RESSONÂNCIA MAGNÉTICA E NELAS DISSERAM QUE EU TIVE RUPTURA DO LCA E MINISCO E DOÍA MUITO O MEU JOELHO, NÃO CONSEGUIA NEM APOIAR , POIS ELE DESLOCAVA.
    E, AGORA, ESTÁ COM 10 A 12 DIAS QUE NÃO SINTO DOR NENHUMA, NÃO DÓI E NÃO DESLOCA. O QUE SERÁ QUE ACONTECEU? ESTOU PREOCUPADO, POIS JÁ FAZ DOIS MESES QUE ESTOU ENCOSTADO PELO INSS…E TAMBÉM O QUE É UM RMM?

  14. Boa Noite!!!!!!!!!!!!

    operei meu joelho menisco e ligamento cruzado ja fez 3 meses,ainda sinto dor quando faço alguns exercicios,não sinto direito a batata da minha perna e não tenho força muscular ainda ando de bengala,faço hidroterapia todos os dias por favor me ajude o que devo fazer??????????

    Andrea Lima

  15. fiz uma cirurgia lca e menisculo no dia 12-11-2012 e graças a deus foi muito boa , tive alta medica no dia seguinte, e apos 3 dias ja estou andando sem as muletas, vou tirar os pontos no dia 27 deste mes .

  16. Boa tarde a todos os internautas que visitam este site. Realizei a cirurgia de artroscopia do LCA faz 3 semanas, ja comecei a fisioterapia, porem nao consigo dobrar o joelho mais do que 60 graus sem ajuda, e ate 90 graus empurrando a perna com a mao. Li que muitos pacientes conseguem dobrar o joelho com o movimento quase completo em apenas 3 semanas, por isso estou preocupado se esta minha limitacao em dobrar o joelho e normal. Se alguem souber se realmente e demorado dobrar o joelho em mais de 90 graus favor informar, pois estou com a sensacao de que meu joelho esta travado, a sua musculatura.

    Desde ja agradeco a atencao de todos.

    meu e-mail- pedro_lisse@hotmail.com.com

  17. ola amigao…fiz minha cirurgia no ultimo dia 15 de outubro de 2012 e com 16 dias ja podia andar sem muletas comecei a fisio mais o que gostaria de saber e c e normal sentir falseios leves ao rotacionar o joelho ou sera que o enxerto se rompeu.. abraços

  18. Aí pessoal, voces que fizeram cirurgia de ligamtento cruzado anterior, trata de fazer fisioterapia o mais rápido possível depois de largar as muletas. pois voce pode ter a decepção de ter a perna afinada ou o joelho não dobrar direito etc. Consulte um bom fisioterapeuta e mãos a obra.

  19. Boa Tarde Claudio.

    Então a um ano atrás jogando bola levei um pancada no juelho, e deis deste dia minha vida não foi a mesma, sempre torcendo o juelho a ultima veis que me machuquei sai carregada para o Hospital que não conseguia levantar, ai fui procurar ajuda de um profissinal a onde ele pedio para eu fazer um ressonâcia para ver o que eu tinha, ai peguei o resultado e mostrou que o meu ligamento cruzado rompido e o minisco tinha atingido tambem, foi ai que comesou tudo fui no medico e marcamos a cirurgia para eu operar agora dia 03/12/2012 vai ser realizada, vou passar por varios obistaculos por que sei que a recuperação não é tão simple neh mais vamos lá bjos.

  20. Olá;
    Sofri uma lesão no joelho direito a aproximadamente 2 meses a trás. Semana passada o médico ortopedista me passou um exame de ressonância magnética para ser feita. O laudo aponta:
    Derrame articular;
    Rotura do ligamento cruzado anterior;
    Contusões ósseas nos côndilos femorais e platô tibial;
    Edema na gordua de Hoffa;
    Inciepiente condropatia patelar;
    Pequeno cisto de Baker com sonais de rotura.

    Bom, hoje dia 11/10/2012, o médico especialista foi claro e rápido. Terá que operar o joelho. Ele me pediu para procura-lo na terça feira para esclarecer todo e falar como será a cirurgia e o tratamento pós operatório.
    No momento estou tranquilo, e fazendo pesquisas na web para que eu possa esclarecer mais e entender como foi o procedimento já realizado por outras pessoas. Até aqui perecebo que muitas coisas podem surpreender, espero que ocorra tudo bem e que em breve eu possa voltar as atividades físicas semanais.. Desejo ao Claúdio Miranda uma boa recuperação, moramos na mesma cidade ( BSB ), mas não o conheço e espero que supere essa fase com a mesma força e fé de quem lhe dá a proeza da vida. Seu relato me ajudou a entender um pouco dessa complexidade LCA. Boa recuperação…

  21. ola!
    rompi o LCA em 2011,não sei se foi em acidente de moto, ou jogando futebol,pois quando eu tive o acidente eu não fiz a ressoância.

    resolvi operar em 2012 por questões do trabalho,marquei para operar em 23/07/2012,me enternei pela manhã e operei a tarde,tive alta no dia seguinte terça feira.O médico marcou uma avaliação na quinta feira,nesse intervalo senti minha perna muito inchada do joelho para baixo,em quente, cheguei a ter um pouco de fébre, mas até então tudo normal.Fui para consulda marcada isso (quinta feira)falei com meu médico e ele falou para eu acompanhar a fébre,conclusão de quinta para la minha fébre aumentou e passou a ser diária, no domingo eu fui para uma emergência,onde foi constatado inicio de erezipéla uma fibróse(infecção sub cutânia).
    dai meu amigo só Deus, fiquei internado 06 dias devido a esta infecção pega pós operatória.Com 15 dias de operado tirei os pontos,e com 19 dias já estava fazendo fisioterapia,com 27 dias já larguei as amoletas,hoje com 50 dias de operado já dou uns pique na cama elástica,consigo dobrar meu joelho quase todo faltando uns 10cm para encostar nas nádegas.Claro com muita dedicação:5 sessões de fisioterapia por semana,e muita vontade de ficar bom logo,pois na parte de alongamento e desbloqueio dói muito,claro com o profissional!!!!
    Ah o eu relatei da parte da infecção não foi para botar medo em niguém,falei só para alertar,quem pretende operar, consultar com quem e aonde vai operar ver as condições do hospital!abç….

  22. ola . fiz essa cirurgia de lca dia 02 de junho de 2012
    no hospital das clinicas em nova iguaçu. graças a o meu bom Deus
    ocorreu tudo bem . quanto a minha recuperaçao . estou fazendo fisioterapia
    de 3 a 5 vezes na semana . estou evoluindo bem de acordo com o tempo ou seja a cada dia ja estou andando sem moletas porem com muito cuidado , o corte que tive no joelho direito e que esta demorando pra cicatrizar . faça exercicios regularmente . sempre com ajuda de um profissional ,, Deus seja louvado..

  23. Boa tarde Claudio,fiz a operação de lca + menisco,no meu caso ja vou partir para a 4 semana pós operatório e vou iniciar a fisioterapia na segunda feira dia 23/07/12,mas estou fazendo exercicios em casa tipo alongamento,dobrar a perna,exercicio com a liga e mais alguns,porem a uns tres dias atras comecei a sentir uma dor na parte um pouco acima do corte da canela,tipo na parte da frente do joelho,quando faço o exercicio de dobrar a perna ele dói muito e quando fico com a perna esticada por algum tempo e vou tentar levantar e dobrar da uma sensação de que algo ta saindo do lugar,seria o pino?sera que é normal?ah e por gentileza se pudesse poderias me passar teu email para tirar outras duvidas,pois nao encontrei no topo da pagina.agradeço Claudio

  24. Olá, fiz a cirurgia de LCA. Faz 40 dias, no 20 dia já estava andando sem muletas. Meu joelho esta ainda um pouco inchado

  25. Fala Cláudio,

    Também fiz lca em 08/04/10. Acredito ter rompido faz mais de 15 anos e fiz uma artroscopia simples, que não resolveu nada, faz 5 anos. Nunca tive problemas de menisco, ou seja, tudo depende do organismo e da gravidade da lesão. O importante neste tipo de cirurgia é encontrar um bom médico e um bom fisioterapeuta. Já completei 1 mês e estou andando quase sempre sem muletas. O inchaço e o incômodo, no ganho de ADM, são normais. O detalhe é que nunca senti dores. Boa recuperação a todos.

  26. Olá Marilia foi usado o tendão patelar.

    A minha recuperação acho que está boa, já posso pedalar para o trabalho (20min) e talvez nas próximas semanas já correr em ritmo leve.

    Vou colocar outro blog post sobre como está a recuperação atual.

    Achei bem legal o relato de todos sobre as perspectivas da cirurgia e recuperação. O compartilhamento destas informações ajuda a tomar a decisão.

    Claudio

  27. Olá Claudio!

    qual material foi usado para reconstrução do LCA?

    sou enfermeira e trabalho com auditoria de OPME – ORTESES PROTESES E MATERIAIS ESPECIAIS.

    Trabalho com avaliação de novas tecnologias, como está sendo sua recuperação?

    beijos

  28. Olá, fiz minha cirurgia de lca no dia 13/04/2010. Hoje está completando 3 semanas, e meu joelho já desinchou quase que completo. Minha perna está dobrando muito bem, falta pouco para encostar o calcanhar nas costas. Ainda sinto um pouco de dor, mas nada comparado aos 2 primeiros dias pós cirurgia. Comecei minha fisioterapia no dia seguinte da cirurgia (14/04/10). Doeu muito, mas a equipe de fisioterapeutas é muito boa. Se quiserem maiores informações, podem mandar e-mail (marcelotonon@hotmail.com) que terei o maior prazer em respondê-los. Boa melhora pra todos nós.

  29. Fiz a cirurgia de reconstrução de LCA dia 31/03/2010, hoje fazem 33 dias, já fiz cerca de 16 seções de fisioterapia, ainda ando com as bengalas canadenses, pois o traumatologista exigiu trinta dias sem por peso sobre o joelho, hoje começarei a caminhar(03/05/2010), mas o joelho só dobra 50%, e sinto bastante dor no músculo acima da rótula quando tento forçar para dobrar mais que os 50%. E também sinto insensibilidade no lugar que foi retirado o enxerto(tendão patelar).

  30. ola pessoal,fiz esta famosa cirurgia de lca ha 30 dias,larguei as muletas com 20 dias e ainda estou mancando um pouco e meu joelho so dobra 50% e ainda não comecei a fisioterapia.sou atleta e gostaria de saber alguns exercicios que vcs fiseram nas suas recuperação que eu possa ir fazendo em casa ete o começo da fisioterapia

  31. Olá Vera, o joelho permanece inchado por bastante tempo, no meu caso, foi quase 2 meses. Eu me despedi das muletas em 7 dias após a cirurgia, mas certifique-se com o ortopedista/fisioterapeuta.

  32. Oi ..meu marido tb fez essa cirurgia faz 2 semana,o joelho esta bem inchado espero que ele se recupere logo!Ele ja pode começar a andar sem as muletas???

  33. ola!eu tbm fiz essa cirurgia,no dia 20/03/10 agora ESTOU ME RECUPERANDO aos pouco pois é muito lento.ja cheguei entra em pânico pois ñ conseguia dobra o joelho achei que ia ficar assim.mas agora estou bem melhor.foi ótimo ver o seu depoimento.

    abraço!!!!!!!!!!

  34. Cara tbm fiz essa famosa cirurgia para reconstrução do LCA, no meu caso foi um tombo de skate que causou isso.. operei em 06/2009 e agora após 10 meses meu joelho ainda da umas inchadas qdo eu faço algum esforço fisico.. isso é normal pra quem faz essa cirurgia ? aconteceu com vc ?? meu joelho da umas estraladas e doi um pouquinho com o esforço.. normal ??

    abraços

  35. Olá Claudio tudo bem ? Espero que sim, eu também fiz a famosa cirurgia do LCA,no dia 09/04/2010

    Estou me recuperando bem graças a Deus, e fazendo algumas pesquisas encontrei a tua, parabéns suas explicaçôes estão faceis de entender….

    Boa sorte para nós..

    Fica com Deusss

  36. Eu tambem fiz o lca torse o joelho numa partida de futebol a cinco anos, fiz cirurgia apos cinco anos do rompimento do lca e menisco tive desgaste mas operação normal por causa da minha estrutura fisica operei 01.10.2007 voltei a jogar futebol novamente 01.05.2008 fiz 60 sessões de fisioterapia hoje estou otimo como se não tivesse rompido graça ao dr. Rogerio penido de conselheiro lafaiete onde eu moro.

  37. Passei por um operação de lca tbm, fiz essa cirurgia dia 23/03.

    Espero q minha recuperação seja tao boa quanta a sua

  38. Olá, vc pode dizer no final qual o custo total da cirurgia e recuperação? Pode ser um valor aproximado. É que não faço a mínima idéia.

  39. Ola fernando tbm tou passando este trauma ,operei 03\03 tou com muitas dores mas ta tudo muito recente ,espero que a milha recuperaçao seja boa

    igual a sua .

  40. Olá Fernando, não sei dizer, recomendo que procure o ortopedista ou fisioterapeuta.

    Pelo que li, somente quando passam cerca de 8 a mais anos sem fazer a cirurgia é que começam a dar problemas ligados a artrose.

  41. fiz uma cirurgia ha um mes atras aqui em portugal rompi o ligameto cruzado anterior e o menisco e esperei 11 meses pela cirurgia isso pode me causar problema na recupraçao? ja faz um mes e ainda sinto muitas dores !

  42. Claudio,

    Bem-vindo ao grupo dos LCAs rompidos… Tb fiz essa cirurgia em Dez/2007, após aquele projeto na EAIBrasil.. foi bem tranquila tb, meu joelho está perfeito hoje em dia.

    Boa sorte na recuperação!!

    []’s

Comments are closed.