Recuperacao de Cirurgia LCA

Estatísticas sobre o post anterior de cirurgia LCA

O post que escrevi sobre a cirurgia LCA “Cirurgia de Joelho – LCA (Ligamento Cruzado Anterior)” é indexado no google, e mostrado na 2a página de resultados.

Este post recebeu mais de 2500 visitas únicas e cerca de 3000 pageviews, com média de tempo de permanência na página de 05 minutos. Isso indica que o conteúdo foi lido e aproveitado pelos visitantes.

Em julho houve um pico de acessos de 717 visitas únicas em um dia, para um post despretencioso e pessoal, é bacana saber que isso foi útil para muitas pessoas.

Status atual

Já passaram 7 meses da cirurgia e continuo na fisioterapia, continuo, pois interrompi o tratamento por 2 meses, em junho e julho.

Nesta fase da fisioterapia faço fortalecimento muscular, com os exercícios de adução, abdução, mesa flexora, leg press, cama elástica, corridas de 30 min, alongamentos, entre outros.

Esta fase caracteriza-se por ter uma ênfase maior no fortalecimento, onde a massa muscular da perna operada ainda é menor do que a perna não operada.

Apesar de ter interrompido a fisioterapia, em julho iniciei as pedaladas para ir ao trabalho. Todos os dias úteis, vou ao trabalho pedalando, o que dá cerca de 1h e 17 KM diários.

Ainda não posso retornar aos treinos de Jiu-jitsu, mas acho que volto antes de dezembro. Correr, somente 30 minutos, com velocidade de 10 KM/h na esteira. Ainda faço alongamentos

Ainda sinto alguns pequenos incômodos no joelho, mas não é dor, é uma sensação de que algo está amarrado ao joelho, talvez seja apenas psicológico.

Isso ajudou no fortalecimento muscular e nas medidas da perna (as medidas são em cm)

 Distância do joelho (patela)

Joelho Esquerdo (operado)

Joelho Direito

 + 10

 45

47

 + 23

 56

 57

 + 46

 63

 65,5

 - 10

 39

 38

 - 20

 29,5

 31

Existem algumas diferenças mas são pequenas. O que chamou a atenção foi que o músculo da panturrilha do joelho operado está maior do que o não operado.

Vejam uma foto 1 semana após a cirurgia e uma foto que tirei hoje.

1 Semana após a cirurgia
7 meses e 10 dias após a cirurgia

Abaixo é uma foto da panturrilha

7 meses e 10 dias após a cirurgia

Ainda existem diferenças, onde o objetivo do fortalecimento vai resolver isso.

Estou bastante confiante que vai dar tudo certo.Não irei parar a musculação, ela servirá para continuar o fortalecimento do corpo, afinal de contas, a idade começa a pesar aos 27 anos.

Para quem está na indecisão da cirurgia, leia os questionamentos e depoimentos abaixo, pergunte para mim. NÃO DESANIME.

Perguntas de visitantes

Recebi muitos emails e comentários de visitantes sobre a cirurgia e questionamentos, vou publicá-las aqui e anonimizá-los, acho que não vai ter problema, já que o objetivo aqui é um ajudar o outro neste drama da cirurgia e recuperação.

Pergunta 1) 02/Março

Eu li seu blog a respeito da sua recuperação do LCA. Eu rompi o LCA também, por isso gostaria de fazer umas perguntas:

- Após eu operar, em 5 dias eu posso ir de muleta pro trabalho? Eu trabalho em escritório, sentado o tempo todo…Eu vi que vc foi trabalhar só em uma semana…

-Eu moro em Niterói, e pego a barca todo dia… Ou seja pego ônibus e a barca…Será que em quanto tempo conseguirei, mesmo de muleta, fazer essa atividade? Pois, meu pai que mora em B.Horizonte, virá pra cá para me ajudar a me levar de carro ao trabalho até que eu esteja em condições de pelo menos pegar a barca.

- Qual o critério para utilização do tendão para fazer o enxerto? Por que uns pegam o patelar, e outro pegam o medial? Por que escolheram o medial no seu caso?

- Você teve cisto de Baker no joelho após , ou antes da cirurgia? Se teve, fez algum tratamento?

 Resposta 1)

Oi Fulano, obrigado por ter lido o que escrevi e ter achado interessante. Respondo suas perguntas abaixo, mas entenda que esse é um ponto de vista do paciente, resolva as dúvidas com o ortopedista, se possível converse com algum fisioterapeuta também.

> – Após eu operar, em 5 dias eu posso ir de muleta pro trabalho? Eu trabalho em escritório, sentado o tempo todo…Eu vi que vc foi

> trabalhar> só em uma semana…

Fui trabalhar no 6o dia após a cirurgia.

Você irá usar um imobilizador na perna inteira, não pode tirar, é um saco.

No trabalho terá de ter algum apoio para manter a perna na horizontal.

Se ficar abaixada, corre o risco de o edema da cirurgia descer para a perna.


> -Eu moro em Niterói, e pego a barca todo dia… Ou seja pego ônibus e a barca…Será que em quanto tempo conseguirei, mesmo de

> muleta, fazer essa atividade? Pois, meu pai que mora em B.Horizonte, virá pra cá para me ajudar a me levar de carro ao trabalho até

> que eu esteja em condições de pelo menos pegar a barca.

ônibus sempre terá os solavancos, paradas e curvas bruscas, lotação, gente empurrando para todo lado. Acho que pegar ônibus, somente depois de tirar o imobilizador, em 15 dias.


> – Qual o critério para utilização do tendão para fazer o enxerto? Por que uns pegam o patelar, e outro pegam o medial? Por que

> escolheram o medial no seu caso?

Percebi que isso é da escolha do cirurgião, onde ele tem mais aptidão.

Converse com ele sobre isso.

A minha decisão em procurar o Joaquim Grava foi que ele tem especialidade em medicina esportiva e joelho, tendo operado diversos

atletas.

Pesquisei sobre os tipos de enxertos apenas para informação.


> – Você teve cisto de Baker no joelho após , ou antes da cirurgia? Se teve, fez algum tratamento?

Não tive, mas existe o risco.

Pergunta 2) 04/Março

Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pela sua iniciativa de colocar a sua experiência sobre a cirurgia de LCA.

Também tenho rompimento total de precisa fazer a cirurgia. Enfim, gostaria de saber mais ou menos qual é o tempo de recuperação total desta cirurgia? 

Resposta 2) 

Olá Fulano, pelo que li e conversei com o fisioterapeuta é 6 meses.  

Pergunta 3) 05/Março

 > fiz uma cirurgia ha um mês atras aqui em Portugal rompi o ligamento cruzado

> anterior e o menisco e esperei 11 meses pela cirurgia isso pode me causar

> problema na recuperação? já faz um mês e ainda sinto muitas dores !

Resposta 3) 

Olá Fulano, não sei dizer, recomendo que procure o ortopedista ou fisioterapeuta.

Pelo que li, somente quando passam cerca de 8 a mais anos sem fazer a cirurgia é que começam a dar problemas ligados a artrose.

Pergunta 4) 21/Março

Eu vi o tópico que vc informou muita coisa a respeito da cirurgia e pós-cirúrgico.

Eu so queria tirar a duvida a respeito do período de internação, que no caso vc ficou 1 dia e 2 noites neh, ^^

Vc sabe informar se esse período é +/- básico ou varia muito??

Pq eu vou ter que fazer ela agora em abril … finalmente tbm …. pq naum consigo mais jogar bola … e meu trabalho ta acambando com os dois joelhos … (axo que to forçando muito o joelho “bom”, agora so o caco)…. 

Resposta 4) 

Olá Fulano, a internação foi isso mesmo. Não sei dizer se precisam de mais tempo de internação ou não, melhor conversar com o cirurgião que vai operar.

Quando tiver certeza de que tem de fazer, recomendo fazer logo, pois de qualquer maneira não dá para fazer nenhuma atividade física  mesmo, então o jeito é correr atrás de recuperar logo.

Hoje estou com 2 meses exatos que fiz a cirurgia, consigo andar e não dá para perceber que fiz cirurgia. Subo e desço escadas (com

moderação), em um mês poderei correr e voltar a fazer algum exercício.  

Pergunta 5) 11/Abril

Lí na internet o seu depoimento a respeito do LCA.

Meu namorado rompeu o ligamento, e eu gostaría de saber quanto tempo levará para ele voltar a executar atividades normais do dia-a-dia, como trabalhar, dirigir, caminhar, sair com amigos, etc.

Ele está desesperado, pois ouviu dizer que levará 6 meses, mas pelo que lí, esse tempo de 6 meses é para voltar a praticar esportes, e não para as rotinas básicas do dia-a-dia.

Você podería me falar um pouco mais sobre a sua experiência, com relação a questão do tempo de recuperação ?

Eu estou buscando várias informações, a fim de tranqulizá-lo. 

Resposta 5) 

As explicações que dou são baseadas no meu tratamento e do tipo de cirurgia escolhida pelo cirurgião ortopedista. Pois existem técnicas cirúrgicas que exigem um tempo de recuperação diferente, então considere uma boa conversa com o ortopedista e fisioterapeuta antes da cirurgia, para entender bem como será o pós-cirúrgico.

Para caminhar e tomar banho sozinho, 15 dias. Subir escadas moderadamente,  1 mes 6 meses é o tempo para voltar 100% a praticar esportes.

Hoje estou com 80 dias de cirurgia, e nas tarefas do trabalho diárias, não sinto dificuldades, subo alguns lances de escadas (15 degraus), posso andar uns 5min de bicicleta, bem leve. Não sinto dores, meu alongamento e dobradura do joelho está cerca de

85% do que era antes. A perna operada ainda está mais fina do que a outra. Mas isso ainda irá exigir um forte trabalho de musculação.

O que posso dizer quanto ao seu namorado, é que se a cirurgia for inevitável (LCA rompido mesmo), fazer a cirurgia o mais cedo possível é o melhor a fazer, pois caso contrário só irá prorrogar a recuperação e ele deixará de fazer as atividades físicas normais. Caso fique sem a cirurgia, no futuro poderá ter uma artrose, que é o atrito entre os ossos, que causa muita dor, procure por esta informação na internet.  

Pergunta 6) 18/Maio

Li no seu blog informações sobre a cirurgia do LCA, e tenho algumas dúvidas, espero que possa me ajudar.

Fiz a cirurgia no dia 04 de maio de 2010, no dia seguinte recebi alta. O médico me pediu para ficar com o imobilizador também, mas disse que quando estivesse deitado ou sentado com a perna para cima, poderia retirá-lo. Você vê algum problema nisso para a recuperação?

Ele me pediu para ficar cinco dias sem fazer nada, e quando retornei para uma avaliação, no dia 10 de maio, ele me pediu para começar a fazer exercício para tentar dobrar a perna, três vezes por dia, 30 minutos cada vez, e, logo após o exercício, colocar gelo por 15 minutos. Perguntei se não iria para a fisioterapia, e ele me disse que só no dia 21 de maio ele vai me avaliar e me liberar para a fisioterapia. Detalhe: Quando tento dobrar o joelho, consigo dobrar pouquíssimo, e dói demais naquela região onde ele abre pra fazer o enxerto, dói muito mesmo, de forma que não consigo forçar quase nada para dobrar, por não aguentar a dor. É normal essa dor e essa dificuldade em dobrar? E a fisioterapia? Já deveria ter começado?

Deixe-me tirar mais umas dúvidas:

 

1) Com quanto tempo vc voltou a dirigir? (se é que já está dirigindo)

2) Com quanto tempo voltou a caminhar?

 

Resposta 6) 

Eu também removia o imobilizador ao ficar deitado com a perna para cima, enche o saco esse imobilizador, ficar com o pé para cima, faz com que o hematoma não desça para o pé.

Nos primeiros dias tentar dobrar o joelho dói muito mesmo. Achei estranho ele pedir para você fazer os exercícios sozinho e não

ir para a fisioterapia.

No início eu achava que iria demorar meses para dobrar a perna, mas hoje já consigo sentar com a perna dobrada. Dói um pouco, mas depois de 5 min, ela já está flexionada e com pouca dor. E amanhã já vou começar a correr.

Insista com o ortopedista o motivo de não recomendar a fisioterapia logo. Quando comecei a fisio, era bem leve, uns choques, gelo,

alongamento e movimentos bem limitados.

O trabalho todo agora são dois: alongamento da perna e ganho muscular. E vai doer mesmo.

Em 1 mês já estava dirigindo, mas era ocasional.

Caminhar nas atividades normais diárias (ir ao trabalho, tomar banho) em 15 dias, sem o imobilizador.

Pergunta 7) 12/Junho

Fiz uma cirurgia do ligamento do joelho, o famoso LCA (Ligamento Cruzado Anterior). e ( menisco).

eu também me machuquei lutando jiu-jitsu.. 

 

bom vê se você pode me ajudar!! quanto tempo eu teria que ficar afastado do meu trabalho? pelo INSS?

porque já fazem 15 dias que eu operei, e eu ainda não tenho condições de trabalhar.. 

Resposta 7) 

Oi Fulano, vejo que você teve lesão de menisco, isso deve ter contribuído para um quadro de maior gravidade, cuidados e tempo de

recuperação pós-cirurgico.

Eu voltei a trabalhar com 7 dias, com dificuldade, andar devagar, mas foi possível.

Veja que essa opinião é de um leigo no assunto, converse com o seu ortopedista e fisioterapeuta, eles podem lhe ajudar melhor. Procure bastante informação, para entender seu quadro.

Agora que tenho 4 meses de cirurgia, entendo que a recuperação passa por 2 fases

1. Recuperação dos movimentos básicos de andar, sentar, deitar, reflexos. Recuperação do pós cirurgico

2. Fortalecimento, flexibilidade e biomecânica

A 1a fase demorou cerca de 1,5 mês. A 2a parte é mais demorada.  

Pergunta 8) 07/Julho

Vi que você fez um post sobre LCA que você operou também. 

Eu estourei o meu jogando bola, e vou precisar operar. Tristeza! Mas, fazer o que, faz parte da vida, e não da pra ficar remoendo. Hoje fiquei sabendo do laudo, bad total. 

Estou cabrerasso, nunca operei nada! 

Gostaria de saber como você está? Andando de boa? Pois os parafusos? 

Quanto tempo demorou para poder ir trabalhar depois da opera? Teve que acionar INSS? Da lesão até a operação quanto tempo você ficou? 

Resposta 8) 

Ninguém quer entrar na faca, hehehe

Coloquei um parafuso no joelho, estou com 5 meses de cirurgia, já ando

de bicicleta (pedalo até o trabalho, 16 KM, ida/volta), ainda não

voltei a correr ou fazer jiu-jitsu, mas sinto que falta pouco para

recuperação total.

 Após a cirurgia, fiquei 5 dias sem trabalhar, apenas cama, cadeira, tudo controlado. Após o 7o dia não usei muletas, no 15o dia, retirei o imobilizador. No 6o dia já comecei a fisioterapia. Até o 15o dia, os movimentos eram limitados, mas conseguia fazer quase tudo,  andar, trabalhar, etc.

Não precisei acionar INSS. Tive a lesão em 30 novembro, operei em 20/jan, foi o tempo necessário para mim ter a certeza da lesão e da operação. 

Depoimento 9) 30/Julho

 Fiquei muito feliz em achar pessoas que se recuperaram pós-cirurgia.

Rompi meu LCA, totalmente em Julho desse ano. É. Esse mês.

Fiaz ressonância e fiquei feliz em saber que poderei a voltar praticar kung-fu que eu amo.

Poxa, valeu por compartilhar sua experiência.

Muito sucesso e treino! :D

Pergunta 10) 10/Agosto

Machuquei meu joelho há 8 meses e não procurei ajuda médica. Voltei a correr, mesmo com dor, em 3 ou 4 semanas após a contusão. De lá pra cá, consegui voltar a alongar e parei de sentir dores.

Há 1 semana, tentei voltar a jogar bola, mas , no aquecimento, após correr e chutar algumas vezes (chuto com a direta e a lesão é no joelho esquerdo), fui buscar uma bola e ,parado, senti o joelho “ceder” novamente. Muita dor, mas bem menos do que na 1ª vez.

Claro que tenho alguma coisa. Mas vc acha q eu conseguiria correr e alongar se fosse LCA? O problema só aparece na quadra de sintético…

Resposta 10) 

Olá Fulano, recomendo fortemente que você faça uma consulta com ortopedista e um exame de ressonância magnética.

Quando aprendi que a ausência de tratamento adequado pode resultar em artrite e outras doenças ósseas, preferi ter um bom acompanhamento médico. Enche o saco ter de marcar consulta, arrumar tempo, mas afinal de contas é o nosso corpo :)

Falar de longe sobre um problema desses, é leviano eu dar uma opinião, procure um ortopedista.

Desejo saúde e sucesso.

Pergunta 11) 13/Agosto

Boa tarde Claudio;

                Hoje recebi a noticia do médico sobre o rompimento do meu LCA.O detalhe é que já tinha há 2 anos  operado e não me submetia a atividades como futebol desde a cirurgia. 

Estou bastante triste , em ter que passar por todo este processo novamente.Te admito que tenho dúvidas sobre o médico que me operou , pois , após 2 anos acontecer novamente e complicado.Ja tenho 36 anos e pretendo operar novamente em 6 meses meados de 2011. 

Irei pegar a indicação do médico que te operou e saber dele um parecer , explicando  o meu cenário.Quero ver se é normal acontecer lesão reincidente neste caso. 

Acredito que não fiz um pós operatório excelente, porém não foi dos piores. 

Espero estarmos entrando em contato me breve, achei bem bacana seu detalhamento sobre o processo, desejo sucesso na sua recuperação,

 

Resposta 11) 

 Oi Fulano, cara que notícia ruim mesmo hein.

Nem sei o que dizer, só passando por isso novamente.

Estou me esforçando para ter um bom tratamento, não quero ter sequelas.

Fazendo um bom fortalecimento, enche o saco o tempo para fazer isso,

mas é necessário.

Sucesso na sua recuperação.

Pergunta 12) 16/Agosto

 Devido a minha esposa trabalhar o dia interio fora, terei que me virar para ir para a fisioterapia, em quanto tempo você acha que posso volar a dirigir?

E como você esta hoje endia.

Resposta 12)

Olá Pedro, eu voltei a dirigir em 1 mês.

Mas antes de dirigir fiz fisioterapia, recomendo consultar um fisioterapeuta antes.

Pergunta 13) 04/Setembro

 Olá Claudio

como vai ?

achei um blog seu na internet, falando sobre sua experiência de rompimento do LCA

pois é, me identiquei demais com seus comentários, mesmo não tendo feito ainda a cirurgia, e se possivel gostaria de fazer algumas perguntas pra me deixar mais tranquila, pois como nunca operei nada em minha vida, sinto um pouco de medo.. haha uma insegurança

eu jogo voleibol, e rompi o LCA em uma partida

e estou pra operar, por enquanto estou fazendo um pré-operatório pra fortalecer a musculatura..

você fez pré-operatório ?

e dói depois da cirurgia ?

HAHA

quais os conselhos que me dá ?!

Resposta 13)

Olá Fulana, tenho um amigo que diz ter machucado bastante o LCA, não ao ponto de rompimento total, fez fisioterapia de fortalecimento.

Ele diz que não está 100% recuperado, mas que prefere isso a ter de fazer a cirurgia.

Eu interrompi a fisioterapia por 2 meses, mas continuei a pedalar (18 KM diários) e isso ajudou no fortalecimento das coxas e pernas.

Hoje voltei a correr 30min, diria que estou com 80% da força e movimentos. Ainda falta mais fisioterapia e perder o medo de voltar as

atividades que fazia antes (corridas e jiu-jitsu).

Desde o momento que soube que o sucesso da recuperação depende muito mais de mim (fisioterapia e paciência), eu fui fazer a cirurgia, pois o meu futuro é mais importante do que o medo momentâneo.

Eu não fiz o pré-operatório.

A dor pós-cirurgia só ocorre se não tomarmos os cuidados básicos de não apoiar a perna, não usar o imobilizador, etc.

É só seguir as recomendações do ortopedista e fisioterapeuta.

Sucesso no seu tratamento. 

 

101 Comentários

  1. Em mes de outubro fui atropelada e quebrei o joelho tive que fazer uma cirurgia coloquei pino,enxerto de ossos,platina foi muito dificil pra mim e hoje se faz 4 meses já começei a andar de leve porque nao posso colocar o peso no chao eu ainda nao fiz a fisioterapia e nem sei quantas sessoes eu vou fazer é estranho de vc ficar com metal dentro de vc porque quando sente frio o pé fica gelado a cicatriz ,e a perna fica fina talvez vou ter que fazer a cirurgia do ligamento .
    Bom como vc tambem fez fisioterapia será que a minha vai se rapida porque tou afastada 6 meses do serviço mas vamos ver o que vai dar .

  2. Fiz minha cirurgia há 1 mês, meu joelho já faz 90º mas sinto q minha perna não estica por completo. com vc foi assim?

  3. E ai Claudio, tudo bem?

    Eu operei o joelho tb, mas foi o ligamento cruzado anterior e menisco, legal né? kkk

    Fiz 10 seções de fisioterapia, ja estico 100% o joelho, o falta esticar só mais um pouco, que seria aquela dobra para dentro, deu pra entender?

    A perna operada, ja esta bem fortalecida, mas qndo eu vou fazer aquele, e vou no abarelho do “chute”, sinto uma dor na lateral do joelho, que pareci ser no menisco, isso é normal?

    Minha consulta é daqui um mesmo, e fiz a cirurgia dia 6 setembro, acho q ja era pra nao ter nenhuma dor né, mesmo nao completando 6 meses.

    Abraço e obrigado

  4. Estou bastante preocupada porque fiz a reconstrucão de LCA há 6 meses e ainda sinto dor no joelho doador e um pouco de instabilidade no receptor. Meu medico diz que esta normal, mas estou com vontade de procurar uma 2° opinião. Alguém tem um bom medico para me indicar em Brasilia? Parei a fisuoterapia há um mês e comecei o fortalecimento na academia…

  5. ola, eu sou roni tenho 15 anos , operei o joelho(lca)ligamento cruzado anterior , entao pelo fato de eu ter quinze anos e estar em fase de crescimento a recuperaçao e mais rapido ou demorado msm,fazendu td certo fisioterapia, e exercicios na agua quanto tempo posso estar liberado

  6. fiz a cirurgia de LCA ha um mes atras, ja ando de bicicleta, subo escadas todos os dias ,pois moro em ap. ja dobro a perna mais de 90 graus. queria saber se isso é normal? sem contar q o meu foi rompimento completo de LCA e Meniscu.

  7. Boa tarde !Gostaria de saber quando faz a cirurgia LCA e está na parte do reforço muscular,pode acontecer um hematoma atras do joelho com uma cor forte?

  8. Olá Cláudio.
    Em Setembro/2012 fiz uma cirurgia para reconstituição de ligamento (lateral) no joelho esquerdo. A recuperação é bem lenta e dolorida mesmo né? O meu médico me liberou pra fazer fisioterapia somente um mês após a cirurgia. O fisioterapeuta disse que eu poderia ter começado antes. Fiquei triste, ele disse que eu poderia ter evitado de perder tanta massa muscular, mas enfim. As primeiras sessões foram para eu conseguir dobrar o joelho (como foi difícil) mas hoje dobro 100% e sem dor. O problema agora está com essa perda de massa muscular. Foi muito grande, perdi cerca de 3 a 4 cm. Os exercícios com a fisioterapia agora são voltados somente para recuperação dessa massa. E já estou liberada para voltar a academia. Gostaria de saber em quanto tempo você conseguiu recuperar sua massa muscular, quais exercícios fez pra ajudar nisso, se tomou algum suplemento pra acelerar o processo, enfim. É muito ruim ficar com a perna desse jeito, dá diferença nas calças, uma perna fica agarrada, a outra fica larga. Sei que é normal essa perda de massa, mas a auto-estima vai lá embaixo né? :(
    Bom, é isso, desde já agradeço.
    Beijos.

  9. Olá,
    Pessoal estou na segunda cirurgia de LCA no mesmo joelho, estou com 6 semanas de pós operatório e a recuperação esta muito boa, mas nos últimos dias tenho sentido um desconforto no meio do joelho e também esta um pouquinho inchado, será que isto é normal?

  10. Tive uma lesao na patela(quebrada).estou usando imobilizador fixo de joelho e gostaria de saber se posso tirar para dormir

  11. Oi Claudio, Boa tarde.

    Fiz a cirurgia do LCA e menisco há 10 dias, já estou começando a apoiar o pé no chão e dobrar um pouco o joelho. Percebi que fez o enxerto no mesmo local que o meu.

    Pergunta: Quanto tempo demorou para colocar quase todo o peso na perna operada, quanto tempo demorou para sair totalmente o inchaço no local e vc sente o parafuso dentro do joelho?. Forte abraço e sorte.

  12. Boa tarde a todos os internautas que visitam este site. Realizei a cirurgia de artroscopia do LCA faz 3 semanas, ja comecei a fisioterapia, porem nao consigo dobrar o joelho mais do que 60 graus sem ajuda, e ate 90 graus empurrando a perna com a mao. Li que muitos pacientes conseguem dobrar o joelho com o movimento quase completo em apenas 3 semanas, por isso estou preocupado se esta minha limitacao em dobrar o joelho e normal. Se alguem souber se realmente e demorado dobrar o joelho em mais de 90 graus favor informar, pois estou com a sensacao de que meu joelho esta travado, a sua musculatura.

    Desde ja agradeco a atencao de todos.

    meu e-mail-pedro_lisse@hotmail.com

  13. Olá! Rompi o LCA do joelho esquerdo há 5 anos e em agosto de 2008 fiz a cirurgia. A recuperação foi excelente, jogava bola e corria sem problemas; parecia que eu nunca havia lesionado o joelho. No entanto, há um mês, tive um novo entorse no joelho. Fui a um ortopedista do joelho e ele suspeita de uma nova lesão de LCA. O joelho está bem fraco, dá uns falseios, mas ele não “desencaixa”, como se o LCA não tivesse rompido, apenas a musculatura estivesse fraca. É possível isso?

  14. Olá Claudio,

    Eu sei que esta pergunta é meio antiético, mas nem todos tem a mesma condição e eu rompi meu LCA e Menisco Medial da minha perna esquerda, gostaria de saber mais ou menos quanto voce gastou com a cirurgia com o Dr. Joaquim Grava?

  15. Vou fazer neste dia 30 de janeiro de 2013 41 anos, e neste dia 7 de novembro de 2012 vai acontecer a minha primeira cirurgia na vida, a tão esperada cirurgia de LCA. Machuquei exatos em maio de 2006 numa partida de futebol de final de semana como sempre, agente nunca espera sair de casa para o lazer e retornar para casa com a vida interrompida por irônia do destino, passei pelo tão assutador chamado SUS, passei por 4 especialista em joelho, 1ª Marcelo, 2ª Robson, 3ª Leandro, todos do SUS Cujo nome SISTEMA UNICO SOMBRIO por final 4ª Leonardo que vai me operar neste dia 7 por uma rede de plano de saúde particular. Pois fiquei aguardando todo este tempo até ser encaminhado para o AME do estado, agendado a cirurgia para dia 19 de Setembro com Dr: Leandro foi desmarcado tive que procurar outros meios em fim isto é só um desabafo uma vergonha para a população, mais a minha dúviada é se depois de tanto tempo de acontecimento desta lesão se a cirurgia vai ser facil e se ficou com alguma sequela, uma vez que estou fazendo mesmo com o ligamento rompido KARATE E ACADEMIA 4x por semana 6 horas semanais. rgodoy_s@yahoo.com.br

  16. Boa tarde!

    Faz 3 meses que passei por uma cirurgia de revisão de LCA, com está cirurgia, dificilmente sinto dor de cartilagem, o que me incomoda é quando fico muito tempo com o joelho dobrado e vou levantar dai sinto dificuldade de andar tanto que fico mancando um pouco e leva um tempo até conseguir andar normal, será que é por causa da musculatura? Fiz uma avaliação fisica e estou com 3 centimetros a menos na musculatura que fica logo acima do joelho.

    Atenciosamente,

    Denis Fernandes

  17. eu fiz rotura do corno do menisco e quando andava me doia muito principalmente se tivesse q caminhar ás curvas ou seja, em 8. Fui ao ortopedista e ele me diagnosticou isso mesmo rotura no corno do menisco depois de uma ressonancia magnetica……aguardei 2 meses para a cirurgia me deram anestesia raquiniana ,porq ñ quiz geral: tenho pavor, ia cagada de medo qdo chegei ao bloco me mandaram virar e dobrar os joelhos e nem senti a picadela entretanto deram-me qqer coisa q me põs sonsa mas ,consciente o tempo todo,o incomodo é aquela sensaçºao de ñ poder mexer o corpo nem contrair parece q temos 200kilos de peso na parte das pernas .a artroscopia foi rápida quase nem me lembro muito bem,n sei se passei pelo sono só sei q ouvia e via tudo menos a cirurgia prq me colocaram um papel no sitio q tem o ecran……..terminada a cirurgia fui para o recobro e aí estive 4 horas prq segundo os enfs como a anestesia foi raqui, tinha q ter outros cuidados ….via toda a gente que chegava depois de mim levantar-se e eu ali sem ordem pra me levantar.Por fim la me levantei depois de ter tomado um cha e umas bolachas e aguardei q me viessem buscar .Lá vim pra casa, cheia de droga no corpo para as dores ,prq até á meia noite ñ senti ponta de dor nenhuma… trouxe muita papelada para me orientar………..consulta tratamento dos pensos medicaçao etc etc á noite o médico ligou a saber se estava tudo bem e no dia seguinte logo de manha ligou uma enf para saber o mesmo .Faz 10 dias e já vou andando sem as canadianas mas só por casa porq ainda n tenho ordem de as largar .O joelho doía muito principalmente de noite ñ tinha posição para estar na cama e até metia uma travesseira entre os joelhos….agora já durmo bem tirando as x lá me esqueço e torço a perna o q me causa dores… durante o dia pouco ando e n saio de casa pra n sobrecarregar o menisco,o que sinto são umas dores incomodativas na rotula mas penso q depois vai passar ……….ah!! já me esquecia ,a coisa q me afligiu mais é o barulho q se ouve quando se movimenta o joelho ,é um horror parece o barulho dos intestinos qdo estão em rebuliço………..até me arrepia só de pensar ,mas com o decorrer do tempo isso vai desaparecendo,seg me disse a enfermeira é enquanto o joelho está cheio de liquido mas isso vai desaparecendo como já referi.Agora antes de fazer 20 dias n posso deixar as canadianas e depois largo uma de cada vez e vou para a fisioterapia para a semana e vamos lá ver como vou ficar.MAS ATENÇÂO Q EU SÒ FIZ ROTURA DO MENISCO……….os ligamentos ficaram intactos por isso penso ñ ser tão grave como o vosso caso.Aqui fica o meu testemunho caso interesse a alguém….e um conselho ñ tentem resolver essa situação sózinhos porq só estão a agravar mais o problema qto mais rapido forem ao médico melhor ,até porq depois podem ficar com sequelas por se terem desmazelado………..e boa sorte a todos…

  18. Tenho 27 anos tive uma rotura de ligamento cruzado anterior e menisco lateral tem quase 6 meses tenho q fazer cirurgia qual o tempo de recuperação dessa cirurgia

  19. Fiz a cirurgia de lca a 23 dias, e ainda nao consigo andar sem moletas, fico o dia inteiro deitado, e as vezes faço esforços e o musculo inflama, e doi bastante. O q pode srrer?

  20. ola td bem ? Meu caso aconteceu o seguinte apos uma semana começei a andar devagar sem as muletas , sera que isso pode romper o ligamento de novo???

  21. Olá Claudio,meu nome é Kleber e vou fazer cirurgia de ligamento cruzado (LCA) e minisco,sou motorista de onibus e tenho 29 anos,em quanto tempo acha que vou poder voltar ao trabalho?
    Sucesso!!!

  22. Olá, a um mês, eu fiz cirurgia de ligamento posterior e menisco, coloquei parafuso para os ligamentos, e o médico falou que não posso por o pé no chão por 2 meses, e pelo o que eu vi suas fotos, a minha foi exatamente igual, um corte abaixo do joelho e dois furos em cima, e mais dois pequenos furinhos na coxa, pra vc tbém demorou tudo isso pra começar a por o pé no chão, estou andando de cadeira de rodas e andador, é um “saco”, vou voltar no médico dia 20 e estou esperançosa, que ele já me libere, estou de tala o tempo todo, não posso tirar nem pra dormir, ele falou que a expessura do meu ligamento é de 6, sendo que o normal é de 8 a 9, vamos ver o que ele vai falar.
    obrigada

  23. Ola pessoal,fiz a cirurgia de rompimento do ligamento do joelho e o meniscu foi totalmente predido o médico teve que tirar! Em quanto tempo vou voltar a andar normal e fazer atividades físicas normais? Quem souber me add no msn felipe_barreto14@hotmail.com

  24. Ola vou te que operar o (LCA) ele rompeu no treino jogo futebol, em um dividida quero saber quanto tempo vou poder andar normal apos a cirurgia ? tomar banho sozinho nos primeiros dias sera possível ? o fisioterapeuta do meu clube disse que meu tempo de recuperação sera em torno de 4 a 6 meses pois minha musculatura se desenvolve rapidamente também falou que meu corpo tem um poder de regeneração e adaptação incrível e com isso brevemente apos a cirurgia eu estarei de volta as atividades físicas mais tenho duvidas normais e fico meio sem jeito de perguntar a ele.

    Quero saber se logo apos a cirurgia no mesmo dia poderei tomar banho sozinho ??

    Quero saber também com quanto tempo a fisioterapia vai ajudar mesmo ??

    Quanto tempo a cirurgia ?? quanto tempo para sair do hospital ??

    Minha perna fica reta com o imobilizador??? poderia retirar o mesmo ou e necessário que ele permaneça o tempo inteiro ??

    Agradeço desde de ja.

  25. Para Claudio e todos que ja fizeram LCA

    Gostaria de perguntar para quem ja operou e esta sentindo dores. Pois no meu caso é o seguinte, ja tem 4 meses de pos cirurgico, meu joelho esta otimo, faço fisio em casa mesmo com pesos na canela, caminhadas e bicicleta a vontade, mas quando fico em pe, com o membro esticado, sinto dores no meio do joelho, aconteceu com vc´s, e se aconteceu, sera que vai sumir essas dores.

    Obrigado a todos e Claudio, parabéns pelo blog

  26. boom,eu sou a klicya e so tenho 15 aninhos e ja vou passar pela a minha segunda cirguia. É a minha maior preoculpacao e de eu nao voltar mais a treinar,me machuquei treinando taekwondo!Eu machuquei o menisco direito,de imediato eu sentor bastante dor,depois de uma duas semanas eu procurei um medico so que ninguem sabia me enforma o acontecido..
    passandosse 5 meses agora que eu fui saber o menisco do joelho direito tinha machucado.Vou marcar a cirurgia e seja o que DEUS quizer,depois da cirurguia eu volto aki pra mostar como ficou e se ficar 100% mesmo,porque essa é a resposta que nao quer calar…
    (adoreii esse site)

  27. Bom dia Claudio,aconteceu um problema com a minha fisioterapia e ainda nao comecei devido falta de vagas,mas faço os exercicios em casa,varios exercicios e na piscina tbm .Gostaria de saber se esse tempo que nao consegui a fisio pode me prejudicar?e tem um tempo maximo para dar inicio a fisioterapia?estou muito preocupado.agradeço desde já.

    • Na minha experiência, interromper a fisio, só vai alongar a recuperação, e causar mais furstração, tente encontrar outro lugar.
      Como está na fase inicial, acho crucial a orientação do fisioterapeuta.

  28. Boa tarde Claúdio,

    Operei no dia 26/07 e graças a Deus ocorreu tudo bem, porém 5 dias depois o ortopedista tirou o mobilizador da perna e pediu que eu fizesse 10 movimentos levantando a perna por 3 vezes a cada 30 minutos a cada dia e senta-se para dobra o joelho, pois fico com medo de estoura os pontos e as dores sao leves mas encomoda bastante, ele disse para eu tentar caminhar pois meio receioso.
    Gostaria de seu relato sobre isso.

    • No meu caso, foi bem parecido, mas fiquei 2 semanas com o imobilizador. O restante foi igual, dificuldade para andar, doendo um pouco e fisioterapia.
      Na minha experiência, acho que está no caminho certo.

  29. Terei que operar em breve pois rompi o LCA + menisco. Como faço para pegar referencias dos médicos? Estou em Porto Velho, Rondônia, há pouco tempo e gostaria de alguma indicação…

  30. Boa tarde a todos !!

    Operei o LCA esquerdo dia 15/07/2011 há mais ou menos 1 ano atrás. Fiz 6 meses de fisioterapia com um fisioterapeuta toda terça e quinta, mas sempre senti um incômodo na parte de dentro do joelho qdo fazia exercícios flexores. Voltei a jogar futebol parece q tive uma lesão muscular (exatamente onde sentia o incômodo), porém, ainda sinto dores na região. Alguém já teve um sintoma parecido?

    Obrigado,
    Marcos.

    • Marccos, eu rompi o ligamento esquiando e fiz a cirurgia ha oito meses… Faco fisio desde entao todos os dias e a dor continua muito forte!,! Intercalo musculacao, pilates e ginastica funcional e as dores continuam… Vou continuar nesse ritmo por mais dois meses e ai vou avaliat
      R novamente pois tenho um amigo que demorou um ano para nao sentir as dores… E ver para crer… Melhoras…

  31. Bom dia Claudio,fiz a operação de lca + menisco,no meu caso ja vou partir para a 4 semana pós operatório e vou iniciar a fisioterapia na quarta feira dia 25/07/12,mas estou fazendo exercicios em casa tipo alongamento,dobrar a perna,exercicio com a liga e mais alguns,porem a uns tres dias atras comecei a sentir uma dor na parte um pouco acima do corte da canela,tipo na parte da frente do joelho,quando faço o exercicio de dobrar a perna ele dói muito e quando fico com a perna esticada por algum tempo e vou tentar levantar e dobrar da uma sensação de que algo ta saindo do lugar,seria o pino?sera que é normal?

  32. Boa noite
    Dou parabéns pela sua recuperação, eu estou no mesmo problema rompi o LCA jogando bola estou hoje com 13 dias de operado e já estou fazendo fisioterapia, meu grande problema lá é no exercicio de recuperação do ARCO, que é conseguir dobrar o joelho.
    Sinto muitas dores são feitas 3 series com parando por 10 segundos,
    Existe alguma técnica de fazer este exercicio sem tantas dores ? o meu fisioterapeuta puda a perna e não quer nem saber lol …

  33. então, rompi o LCA faz uns 3 meses, mas já fiz a cirurgia faz 2 semanas, e agora to me recuperando, no momento já abandonei uma muleta, to andando com uma só…e hoje começo a fazer a fisioterapia, mas pelo que eu to vendo eu estou me recuperando mais rapido, pois já consigo dobrar a perna mais oou menos… quanto tempo se acha que vou demorar pra voltar a jogar futebol?

  34. estava com lca rompido a mais de 5 anos,fiz cirurgia a 4 meses e depois de 35 sessão de fisioterapia e o joelho operado ainda doí e não tem a mesma flexibilidade que o outro nao estica por igual parece que esta travado. É normal devido tanto tempo machucado será que vai melhorar pelo menos 99%.OBRIGADO

  35. Olá cláudio, muito interessanto seu relato da sua cirurgia de LCA.
    Tenho 22 anos e operei dia 27/03/2012 (Menisco medial+menisco lateral+ LCA utilixando enxerto dos tendões flexores). Me machuquei em 2009 no futebol mas só criei coragem de operar este ano, após ferrar de vez os meniscos. O curioso é que continuei jogando bola normalmente (incrivelmente) apesar da teimosia. Eu mantia uma rotina discilplinada de fortalecimento das pernas para conseguir jogar meu futebol 2x na semana. Só que no fim de 2011 dei uma relaxada, e em fevereiro torci novamente o joelho. . . Hoje minha recuperação está muito boa, tenho ADM total, corro na esteira, pedalo e faço fortalecimento, mas queria saber um jeito de avaliar a estabilidade do meu joelho. Nas consultas com o médico que me operou, ele faz um simples teste (gaveta) e ja diz que está bom… Queria uma prova mais consistente de que está tudo bem com o enxerto e com os meniscos. Vc sabe de alguma outra maneira de examinar isso (teste, exame ou outra coisa)? Não estou muito confiante por causa disso, mesmo nao tendo nenhum dor. Meu maior medo é de quando eu voltar a jogar bola, que espero ser no fim dos 6 meses do protocolo, estoure o enxerto. Obrigado pela atenção e boa recuperação

  36. fiquei com lca rompido há uns 4 anos e fazendo atividades normais como jogar bola,mais sofrendo.
    fiz cirurgia e apos 5 meses vejo que o joelho operado não tem a mesma flexibilidade que o outro parece que esta travado quando tento esticar 100% isso é normal e vai melhorar .Obrigado

  37. então queria tira uma duvida eu tbm opereo do LCA e faz 4 meses pos operatorio sinto algumas dores fortes ainda, mais acho q é normal, tipo quero muito volta a joga bola logo, mais o medico me falou q so me libera apos 8 meses, entao no caso falta 4 ainda, tenho algumas coisas q me preocupa ainda, tipo c eu fico sentado um bom tempo, ai me levanto sinto um dorzinha chata ao estica o joelho tenho q estica ele bem ate q passa a dor, queria sabe isso é normal? pq tenho muito medo d nao volta a jogar futebol, OBRIGADO :D

  38. Hoje dia 27-06-2012, exatamente 20 dias após operação e terceira sessão de fisioterapia na semana, 100º graus de joelho dobrado, acho que está bom, que Deus ajude todos nós.

  39. Lesionei meu joelho no dia 01-06-2012, dia 07-06 operei o LCA, foram colocados 2 parafusos. Hoje dia 25-06 fui na segunda sessão de fisioterapia, já consigo dobrar 80º do joelho, não sinto dor, segundo o fisioterapeuta daqui duas semanas largo as muletas, graças a Deus, já era hora. Pra quem pretende fazer a cirurgia é o melhor que tem a fazer, a única coisa ruim é ficar deitado e deitado.
    Não dói tudo isso que falam só é chato ficar esperando a recuperação, mas se não se ajudar nas fisioterapias e nos exercícios em casa não terá sucesso rapidamente na recuperação!
    Abraços.

  40. Fiz cirurgia a 3 meses, estou com uma dor embaixo da patela onde foi mexido o minisco, isto me incomoda na extensão e flexção, sinto que na fisioterapia não evolui como eu gostaria, ainda manco e a flexão não é total, gostaria o que posso fazer para melhorar.

  41. oi boa tarde poderia m dizer quanto tmpo uma pessoa fica dentro do hospital após a cirurgia e quanto dempo demora para se recuperar obrigada aguardo respostas

  42. Tudo bom Claudio, venho acompanhando seu blog e acho muito legal por compartilhar com todos sua experiência com essa cirurgia cada vez mais comum e um pouco temida, bem gostaria de saber se vc sentiu dores após a volta a rotina normal de exercícios, pois voltei hoje a jogar futebol, faz 1 ano que operei, e senti um incomodo após o jogo, nada que assuste mas gostaria de saber se isso é normal, estou treinando regularmente na academia e durante minha série de musculação, corridas na esteira e spinning não sinto mais esse incomodo, agradeço a ajuda.

    • Obrigado Diego. As vezes quando não faço alongamento ou aquecimento, sinto algum incômodo ou se for pela manhã ou frio, sinto uma leve dor, que some após o exercício.

      • Quanto mais antes conseguirem voltar a pratica de esportes melhor, mais dor e incomodo passa com o tempo, é so o organismo acostumar novamente com as atividades. Estou com 2 meses e meio pos LCA, ja corro a 9.0 – 15 minutos, e mais 1 ou 2 meses estou de volta ao futebol, não doi mais nada no joelho a não ser as vezes da uma tendinite pelo esforço em flexionar o jolho para alongar, mas faço compressas de gelo e logo passa…e parei de forçar no alongamento, porque estou vendo e ele esta voltando ao normal sozinho, apenas com fortalecimento estou conseguindo adm total, Bicicleta é o melhor instrumento para recuperação de LCA.

    • Diego, sinto um incômodo na parte de trás do joelho, não consigo levantar peso algum nos flexores :( Futebol, fui jogar aguentei 15 minutos somente !! Faz 1 ano que operei tb e faço academia todos os dias. Faz ideia do que possa ser?

  43. Ola td bem!?
    Fiz uma cirurgia dia 05/05/2012 pois a a quase um ano atras tive uma torção no joelho jogando futebol e na epoca não estava trabalhando fixo então pelo SUS sem poder fazer um exame especifico pus gesso e assim fiquei em torno de 1 mes e meio, bom depois disso comecei a trabalhar numa empresa e correu uns 5 meses normalmente mas como tinha muita escadaria e trabalho em altura e por tambem estar acima do peso comecei a ter muita dor no joelho dai como agora tinha convenio procurei um especialista e fiz uma ressonancia magnetica, o resultado foi : Rompimento de ligamento cruzado anterior , Lesão no menisco medial e Bursite na pata de Ganso .
    Estava desde o fim de janeiro aguardando a cirurgia que só foi acontecer na data citada acima , minha preocupação é que já faz mais de um mes e meu joelho esta inchado e não consigo caminhar ainda sem muletas e para agravar tive um gripão uns dias após a cirurgia e ao ficar muito tempo deitado pus um travesseiro em baixo do joelho e isso acabou travando meu joelho não estica nem dobra, comecei a fazer fisioterapia mas não to conseguindo ir todos os dias pois tem dias que doi e não consigo embarcar no onibus e nem sempre to com dinheiro para pegar um taxi ou até um moto taxi .
    eu queria saber se com muita fisioterapia eu consigo recuperar o movimento do joelho e quanto tempo em media dura a recuperação pois o medico tinha me dito uns 6 meses mas do jeito que estou com mais de um mes não sei não.
    Obrigado pela atenção!!!

    • Oi Mauricio, vejo que no seu caso foram 3 lesões, o que mostra um quadro diferente da maioria do pessoal aqui que é só LCA.
      Acho que agora é só a fisioterapia, no meu caso foram 8 meses para recuperação total, voltar ao Jiu Jitsu. Note que mesmo com a fisioterapia, no 3o mês já podia andar de bicicleta moderada, correr moderado só no 5o mês.

      Só para terem uma ideia, ontem participei de uma corrida de revezamento de 100 KM aqui em Brasília (Volta do Lago 2012), onde corri cerca de 19 KM.

  44. Tenho os dois joelhos operados de ligamento cruzado. O esquerdo tem quatro anos e o direito tem dois anos e meio. Me recuperei muito bem, no entanto voltei as atividades comom futebol e skate. No comeco tinha medo, depois fui pegando confianca. Ontem eu estava jogando bola e torci o joelho esquerdo( o primeiro a ser operado). Fui ao hospital e me passaram a resonancia para saber o que realmente aconteceu. Segundo o medico, aparentemente não tinha estourado o enxerto, mas ando muito preocupado! Pois sinto dores com certos movimentos. Tenho uma dúvida: É possivel realizar outra resonancia no joelho, sendo que quando eu operei, o médico colocou dois pequenos pinos, onde um iria desfragmentar com o passar do tempo e o outro ficaria para sempre? Parece que para realizar esse exame, não pode estar com marca passos, coisas de metal, pinos e etc… Muito obrigado

  45. Ae tenho 63 dias pos cirurgico (2 meses), hoje ja ando de bike na marcha pesada, e corro na esteira 15 minutos a 7.0 e nao sinto nenhuma dor no joelho, nos primeiros dias pos cirurgico foi foda, pensei que nunca mais ia dobrar o joelho, e tmb ia demorar para voltar a andar. Meu joelho ficou inchado e a perna tambem, apareceu um roxo enorme na parte posterior da perna que vinha da coxa ateh o tornozelo, isso decorrente do sangue da cirgurgia, e isto era doloroso bastante ao me levantar, mais com o tempo foi parando a dor e fui recuperando ADM com muito esforço em casa e na fisioterapia que comecei somente 14 dias apos a cirugia, falta alguns cm para relar o calcanha na bunda, ou seja adm total, mas isso nao me incomoda, pois é so alongar e com o tempo isso fara sozinho. Ja treino na academia, meu medico liberou mais nem comentei com o Fisioterapeuta. Sou formado em ed. fisica e sei meu limites no momento. Não sinto dor em nenhum dos exerecios, entao esta tranquilo. Espero voltar aos gramados em mais 2 ow 3 meses. Tudo que acontece com voces é normal, poder ser rapido ou demorado mais concerteza irao conseguir adm total, é simples e nao desespere. Uma dica é ter muita paciência e recuperar principalmente ADM e a musculatura da coxa e perna. Havia um paciente na fisio que fez o msmo procedimento que eu (LCA) e foi liberado para academia em apenas 20 sessoes, o mesmo conseguiu ADM total em apenas 10 sessões.

  46. vou fazer amanha cirurgia, e pensava que ia ser mais facil a recuperaçao mas estou a ver tanta gente aqui que so consegue andar meses depois :/

    • Oi Nuno, os comentários indicam que a recuperação total é meses depois. Mas andar já é na 2a ou 3a semana.

  47. Gostaria de saber: por que vou ficar parafusado na perna para o resto da vida?
    Em quanto tempo após cirurgia do LCA, o novo se reconstitui com as extruturas ósseas?
    Minha perna ficou limitada mesmo depois da cirurgia, tenho ruptura dos meniscos e o médico me falou que eu futuramento vou ter uma degeneração na cartilagem.
    Não me abaixo na perna operada, (DIREITA), e aonde tem os parafusos de interferência, dar choques e do outro lado do parafuso, a minha perna não tem sensibilidade. POR QUE?
    Sinto dores e falseira em certos momentos, mais outro médico me disse, que o ligamento operado está perfeito.
    Me sinto como um deficiente físico e que nunca mais vou ser o mesmo, o que eu faço? Não existe ortopedista que resolva o meu problema, todos falam a mesma linguagem (A DO DESCONHECIDO DO ASSUNTO), dizem uma coisa e ao mesmo tempo diz outra, isto em plena consulta. ABSURDO.

    Me respondam por favor, ou me liguem para: (88) 8801:2585

    Aguardo resposta e uma boa noite.

  48. ola boa tadre fiz cirurgia de lca dia 18.05.12 hospital manoel victorino em salvador,faz 12 dias acredite nao estou sentindo nada movimento as pernas sem

  49. Gostaria que me ajude, pois estou com dúvidas se eu opero o joelho ou não.
    o ortopedista disse que eu sofri (LCA), e que precisaria operar; mediante a ressonância que eu tinha feito foi constatado.
    eu já tenho 1 ano que tive esse rompimento, foi correndo e do nada meu joelho saiu do lugar.
    pois só agora procurei um ortopedista.
    E obrigatório?
    Pois desejo ser militar.

    • Oi Josiel, a única obrigação é com sua consciência, procure se informar bem sobre isso. O interessante é que aqui você vai ler de pessoas que passam pelos mesmos problemas. O que eu posso te dizer, se tiver CERTEZA que deu ruptura total e 2 ou mais ortopedistas já indicaram a cirurgia, então enfrente isso. Mas, não fazer só pelo medo, então no futuro será pior, com risco de problemas maiores.

  50. OLá pessoal, eu tmb estava assim com muitas duvidas e medo!

    Rompi meu LCA total, no carnaval desse ano, Operei ele nesse mes dia 03-05-2012!
    Peguei um dos melhores medico de floripa, pois um amigo que tinha sofrido um acidente me indicou ele, E realmente minha cirugia foi super tranquila, fiquei de muleta apenas 8 dias, a partir da 2 semana ja estava colocando o pé no chão e andando com dificuldade, na segunda semana ja começei a fisio, e hj faz +ou- 20 dias e ja estou andando tranquilamente.. só doi se eu forço ou para subir escadas…
    Da 2 á 8 semana é a mais perigosa, precisa de muito cuidado pois nos achamos que estamos bom e acabamos nos machucando denovo..
    Agora vo me dedica 100% na fisio para voltar a ficar 100% o mais breve possivel..
    Abraço..

    • Obrigado pela dica Felipe. Isso mostra pro pessoal que a pessoa bem informada faz as coisas mais tranquilas e na certeza de uma recuperação boa.

  51. Oi Claudio,
    Esqueci de comentar que o meu filho,ja iniciou a primeira sessao de fisio ontem 5/22
    O meu filho ta com tanta fe, que diz vai jogar neste ano quando a escola recomecar em agosto
    Meu Deus eh fiel e estamos esperando um milagre. Ele cre que com a fisio vai ser curado.E quem sou, eu para interferir na fe que ele esta carregando com ele
    E inexpicavel…..

  52. Claudio,Tudo bem?
    Meu filho tambem rompeu o ACL,que foi confirmado apos o MRI
    O dilema eh que ele completou 15 anos, e o medico aqui na Florida recomenda cirurgia so apos aos 16 anos.
    Para minha surpresa o mesmo medico nos falou que com o uso de um brace que vai do joelho ao tornozelo,ele poderia jogar futebol.
    De pronto o representate veio tirar as mediadas da perna do meu filho e falou que custaria em torno de 1.200 dollares.
    Como que meu filho pode jogar normalmente? Ele mal consegue chutar,que o joelho o incomoda
    Os medicos aqui me assustam,especialmente os cirurgicos….
    Vamos ao Brasil para as ferias de verao,vou procurar um especialista ,estou confusa…
    Gostaria de trocar de luar com meu filho…gostaria de passar por esse dilema em seu lugar.
    Alguma dica ?
    Iremos para o Recife,onde eh a minha terra natal
    Um abraco, e parabens pelo blog
    betania

    • Olá Betania, quando fiz o meu diagnóstico, o ortopedista disse que existem duas situações:
      1) ruptura total do ligamento : correção apenas com cirurgia.
      2) ruptura parcial do ligamento: tentar fortalecimento pra ver o resultado.

      Eu recomendo o médico que fez minha cirurgia, Dr. Joaquim Grava (São Paulo), quem fez minha operação.

      Sobre a utilização deste “brace” não faço idéia.

      • Claudio,obrigada pelas dicas
        Conforme o MRI, a ruptura no ligamento eh total
        Ele ja comecou a fisio e tem volta com o medico para 6/11
        Um abraco

    • Olá betania..
      Tenho 21 anos, Rompi meu Lca Como seu filho, Operei com um especialista, fora de serio o medico, tratamento unico..
      Acho que seu filho ficar forçando e tentando jogar bola com o LCA rompido , prejudica as outras partes do joelho, minisco, patela etc..
      No meu caso quando rompi , O medico ja aconselhou cirugia, o mais rapido, pois até no caminhar com o joelho com o lca rompido prejudica pois o joelho “trabalha” “solto” e sem firmesa.. Até para dar aquela corridinha para atravessar a rua é motivo para ir para o chão!
      Quando vim para o brasil, procure um especialista.. essas cirugias tem que fazer com alguem q tenha referencia, para fazer uma cirugia apenas e ficar bom como antes.
      Abraço

      • Felipe,obrigada pelas suas dicas
        Quando chegar ao recife,vou procurar um especialista
        Muito obrigada pela suas informacoes,sao muito validas.Espero que estejas se recuperando bem.
        Um abraco

  53. olá meu nome é thomas e operei de LCA faz 7 meses ja e me sinto muito bem jogando mas o unico problema é q minha extencão do joelho naum esta 100% oque eu devo fazer???

    abraççooosss!!!

  54. Parabéns Cláudio pela página.

    Eu gostaria de compartilhar da minha experiência com quem está pretendendo passar por cirurgia ou passou por uma recentemente.

    Tenho 33 anos e rompi o LCA num leve acidente de moto. Fiz a cirurgia três meses após o acidente com retirada do enxerto da parte posterior da coxa.

    Cláudio, discordo de você na resposta 13 quando diz: “A dor pós-cirurgia só ocorre se não tomarmos os cuidados básicos de não apoiar a perna, não usar o imobilizador, etc.”.

    No terceiro diz após a cirurgia comecei a sentir fortes dores de cabeça, enjoos, dispepsia e diarreia. Como não consegui contato com médico, li as bulas dos remédios que me foram receitados (antibiótico e anti-inflamatório) e decidi diminuir a dose do antibiótico. Com isso a dor de cabeça e enjoos passaram. Assim que falei com o médico ele recomendou parar totalmente com o antibiótico, pois diminuir a dose pode selecionar as bactérias mais resistentes, caso existam. Parar de tomar o antibiótico também cessou a diarréia, que é uma reação normal desse tipo de remédio. Lembro que ainda no hospital, depois de voltar do centro cirúrgico, também senti náuseas e até vomitei pelos enjoos causados pelos medicamentos que me foram dados na veia.

    Passada a dor de cabeça (quarto dia após cirurgia) comecei a sentir dor na parte de trás da perna, principalmente na panturrilha e na canela, toda vez que eu sento com a perna para baixo ou quando me levanto de muletas. É uma dor lancinante, como dor de fogo ou de faca a cada pulsação do sangue. Sinto latejar dolorosamente. Se ponho a perna para cima, a dor passa imediatamente.

    Quando conversei com o médico (sete dias após a cirurgia) sobre essa dor na parte posterior da perna, ele disse que essa dor se deve ao sangue que escorreu internamente da cirurgia, viu inclusive que a perna estava avermelhada da linha do corte maior para baixo, mas disse que era normal, o preocupante para ele seria se a região próxima os cortes estivesse avermelhada ou inflamado. Prescreveu um exame de ultrassom chamado Dopler, para verificar a circulação na perna e afastar a suspeita de trombose. Recomendou que eu fizesse compressas de água quente na panturrilha e ficasse com a perna para cima, exceto quando fosse exercitar dobrar a perna. Mas a dor é tanta quando sento com a perna para baixo que não estou fazendo o exercício como recomendado. Na ocasião dessa consulta o médico sugou líquido do joelho com uma agulha grossa. Apesar da anestesia doeu um bocado na hora que foi feita essa punção e ficou doendo ainda uns dois dias depois. Também tomei uma injeção de benzetacil (uma boa dose de antibiótico, já que o comprimido me causou reações). Essa injeção dói na hora da aplicação e fica doendo uns dois dias também.

    Por falar em risco de trombose, esse é um risco que toda cirurgia traz. Meu amigo fez a mesma cirurgia que eu, inclusive com o mesmo médico, e sofreu uma embolia pulmonar 7 dias após a cirurgia. Ele tem 40 anos e ficou 1o dias internado na UTI e mais seis meses de repouso em casa. Por isso meu medo de trombose nessa dor na panturrilha.

    Quem passou ou pretende passar por uma cirurgia como a minha, que retira o enxerto de trás da coxa, deve ter em mente que é retirado o pedado de um tendão que ficará rompido. Tenho certeza que minha dor se deve principalmente a esse tendão cortado cuja uma ponta deve estar próxima à panturrilha e a outra atrás da coxa. Inclusive os maiores hematomas estão na região de onde saiu esse tendão (atrás do joelho e da parte posterior e inferior da coxa).

    O médico disse que a dor é inevitável. Gostaria de saber das pessoas que não sentiram essa dor, inclusive você, Cláudio, se ficaram com a perna para cima muito tempo após a cirurgia, pois, eu operei às 18h de um dia fui embora de muletas às 12h do outro.

    Hoje fazem 12 dias da intervenção cirúrgica e estou impaciente com a minha limitação de locomoção e com as dores. Se fico de pé com muleta para ir ao banheiro ou na cozinha sinto a dor lancinante rasgando minha panturrilha em pulsações que parecem querer explodir as veias. Se consigo suportar as dores por um tempo permanecendo de pé elas até diminuem bastante, mas por recomendação do médico volto a ficar sentado com perna para cima e faço compressa quente as vezes.

    Alguém que já passou por isso, poderia me dizer quanto tempo demorou essa dor a passar?

    Obrigado.

    Boa recuperação aos que se operaram e boa sorte aos que estão se decidindo ou já se decidiram a se submeter à cirurgia.

    Abraços!

    • Oi Giuliano, vou responder abaixo os pontos. Mas cada pessoa deve ter uma reação diferente, fisiologia é diferente, etc.

      > Cláudio, discordo de você na resposta 13 quando diz: “A dor pós-cirurgia só ocorre se não tomarmos os cuidados básicos de
      > não apoiar a perna, não usar o imobilizador, etc.”.

      No meu caso foi como o relatado, fazem 2.5 anos que fiz a cirurgia, mas só tive dores se eu fizesse algum movimento brusco, na semana seguinte a cirurgia, se ficasse em repouso, não tinha dores, apenas o aborrecimento de ficar em uma posição só deitado.

      Bom, vejo que você já se informou bem e deve continuar o contato com o médico, não ter receio de enchê-lo de perguntas, pois é sua saúde. Para os médicos somos só mais um paciente.

    • Também sinto essa dor na panturrilha e na parte posterior da coxa, é insuportável, fiz a cirurgia recente 27/07/12, e hoje sinto muito essa dores conforme você relatou no texto, mesmo caso, sendo que o médico disse que é normar esta dor.
      Mas no seu caso faz alguns meses que você operou, como foi o alivio da sua dor na panturrilha ou continua sentindo ela?

    • Oi Natália, não consigo te dizer sobre o tempo longe do trabalho. Depende do tipo de atividade e a recuperação inicial. Pergunte para o cirurgião sobre isso.

  55. Fiz a operação de LCA tem 5 meses e estou tb firme na fisioterapia, através desses exercícios, somente não fiz cama elástica (ouvi falar que era mt bom, mas não me passaram isso na academia).

    Bom ler que vc tb ainda sente algum incomodo, passo pelo mesmo problema, as vezes qdo fico com a perna operada dobrada e depois levanto para sentir algo sinto este incomodo, parace que a perna está “pegando no tranco”, vc passou ou passa por isso tb?

    E dor na canela, já sentiu algumas vezes?

    Obrigado e Abraços!

    • As vezes parece que o joelho está “enfaixado”, mas um pouco de alongamento já resolve. Não sinto dor na canela.

  56. fiz uma cirurgia de LCA a 2 anos e n recuperei total a musculatura
    estou com 2 centimetro a menos de musculatura na perna operada
    e comum isso acontecer

    • Caro João, uma pequena diferença pode ser normal sim, inclusive em pessoas que não tem operação. Faça a medida em uma pessoa sem cirurgia, para ver. No meu caso o músculo da panturrilha da perna operada é 2cm maior do que a outra, talvez por eu sempre buscar maior esforço nela, para compensar a cirurgia.

  57. Cláudio, boa noite !

    Muito legal as suas considerações, sou atleta amador, praticante de futebol, onde rompi o LCA e o menisco medial, musculação e também corridas de 10 K. Preocupado com minha qualidade de vida, operei logo em seguida ao trauma, ou seja , há 04 meses. Já fiz 40 sessões de fisio e por determinação médica, já comecei a treinar perna na academia com restrições ao qual estão sendo respeitadas sobre certos aparelhos. Também já corro na esteira, ou seja, mas no máximo 20 minutos e numa velocidade de 07 , 08 km/h. A observação que fiz é que como sempre pratiquei atividade física, minha recuperação está mais adiantada que as pessoas sedentárias, porém como não poderia de ser, ainda sinto algumas dores, certos desconfortos e também falta de confiança. A minha sugestão se o leitor está em dúvida, opere o quão antes, o trauma pós-cirurgia dura alguns dias e a fisioterapia não é tudo isso que falam, o fisioterapeuta sempre vai respeitar o seu limite. E por fim, faça a fisio com determinação, não falte ! Espero ter ajudado !

    • É isso ai Rodrigo, obrigado pela sua contribuição. Espero que outros leitores sintam-se informados sobre a recuperação.

    • Rodrigo, também tive mesma lesão que você lca e menisco… dia 25 desse mês completa 4 meses. O que me preocupa é que quando tento esticar a perna o joelho dói e tem uma pequena diferença comparada a outra perna, você teve ou tem esse problema ? Bom já marquei médico vamos ver o que ele dirá..

      []‘s

  58. oi eu operei o meu faz uns 5 dias e quando vo entra no carro faz uns estralos sabe será normal
    se puder responder me ajuda ai

  59. Parabéns pela iniciativa. Em julho do ano passado eu fiz a cirurgia de LCA e também queria escrever sobre minhas experiências. Eu passava muito tempo lendo a respeito e buscando conhecimentos e haviam poucas fontes. O pouco que eu li aqui me interessou, achei bastante legal. Mas o tempo foi passando e eu fiquei com vergonha e, enfim, não escrevi nada. Porém terei uma nova oportunidade (infelizmente).
    Após 7 meses da cirurgia eu voltei a jogar bola.Estava indo tudo ótimo, no futsal já estava 90%. Mas fui jogar numa grama sintética e num movimento de giro rompi novamente o ligamento do mesmo joelho ( 8 meses depois da cirurgia). Penso em publicar minhas experiências pois acredito ter muita coisa pra ajudar- ainda mais agora já mais “experiente” .
    Devo realizar minha cirurgia em julho e assim que o fizer volto para mantermos contato.
    Obrigado e Parabéns !

    • Caramba Gustavo, romper de novo, é muito ruim mesmo. Bom, eu brincava de futebol de vez em quanto antes da cirurgia. Depois da cirurgia, nem brinco mais, pois os movimentos são imprevisíveis. Tenho Jiu-Jitsu, corrida de rua e ciclismo, estou feliz por isso. Bom, torço que de sucesso sua recuperação, e se aceitar um conselho, busque fazer um ciclismo ou corrida. :)

  60. a 3 meses sofri um acidente de moto trabalhando, sai sem nenhum arranhão, porem bati meu pé forte no chão. fiz uma ressonancia magnética q constatou que rompi meu LCA, o médico traumatologista disse q no meu caso, eu preciso fazer a cirurgia, se eu não fazer posso vir a ter problemas futuramente (quem não gosta de jogar uma bolinha?); ver o comentario de todos vcs me deu forças pra tbm entrar no clube de quem foi ou vai pra faca :-) … abraços

  61. sera que compensa mesmo passar por uma operaçao deste tipo pois é muito sofrimento sem contar a grana que se gasta para tal cirurgia e tem outra, quem te garante que voce não voltará a ter o mesmo problema no mesmo joelho ainda mais fazendo essa tal de arte suave que de suave não tem nada? Acho que compensa mais fortalecer o joelho com musculação e fazer um esporte mais interessante e que cause menos impacto nos joelhos!!!

  62. fiz cirurgia do lcp ha 30 dias, teno medo de andar, mas comecei a dirigir, o medico pediu para fazer fisio em casa por enquanto, não vejo muitas respostas para lcp a recuperação é parecida com a do lca?

  63. Tenho 16 anos jogando bola o zagueiro me bateu sentir um estalo no joelho cair e doeu muito quando eu tentei fica de pé não consequindo apoia minha perna no chão , pensei q forsse só uma batida forte que iria passar mais chegando em casa minha perna além de ta doendo muito estava enchada , outro dia resulvi ir no ortopedista ele pedio os exames e comprovo que tinha rompido o ligamento e que teria q fazer cirurgia , fiquei meio q assustado com a noticia pois só muito novo e uma coisa dessa acontecer comigo ,mas fiz a cirurgia deu td certo , apois ums dias em casa com o pé doendo ;foi pra fisioterapia o primeiro dia quando a mulher lar dobro meu joelho olha não tinha sentido dor pior q aquela ,doi muito msm mais diski e pro bem né tenho q suporta isso espero melhora logo , pq só deus sabe o que eu estou passando

  64. Tenho pequena quantidade de líquido livre intra articular, ruptura do ligamento cruzado anterior, ruptura do corno posterior dos meniscos, degeneração intrassusbstância do corno anterior do menisco lateral, derrame articular de pequeno volume; tudo isto no joelho direito, pergunto eu: Após cirurgia, com quantas dias eu posso andra?

  65. Operei de LCA faz 80 dias..e Faco fisio a todos dias, e dobro ainda uns 110 graus….ta tdo muito complicado. To sentindo que minha recuperacao ta meio lerda.. ou eh desse jeito mesmo?

  66. Renê: eu não fiz a cirurgia de menisco, não sei como é esta recuperação. Converse com o fisioterapeuta ou ortopedista que fez a cirurgia. Até hoje eu não senti nenhum falseio, apesar de no início ter este medo.

  67. Oi Claudio,tambem fiz cirg.lca e menisco ha 24 dias e tenho a sensação de falceio no joelho e me sinto incomodo.voçê acha que é normal. mas me recuperei muito bem ja estou andando de bicicleta ergometrica por 20 min e faça hidroterapia 3 vezes por semana,ja ando normal dirijo não tenho dor somente esta sensaçao de falseio . a minha recupeaçao esta otima.ja se cicatrizou os pontos sairam 7 dias apos .e você sentiu esta sensaçâo parecendo que vai voltar tudo de novo. estou louco para jogar futebol correr . mas tenho que me conter esta ansiedade . mesmo com o lca rumpido eu esta jogando bola de teimoso. e uma luta so quem gosta de verdade sabe a vontade, hoje eu vejo uma luz no fimal do tunel. ja sonhei varias vezes que não ia mas jogar bola ,mas enfim um grande abraço .logo logo nós todos estamos fazendo o que gostamos e dando alegria a quem esta torcendo por nós. cada um no seu esporte.valeu .aguardo respostas.

  68. Felipe: Vá com calma, 7 dias é pouco tempo para ter algum resultado. É necessário paciência e dedicação.

    Não falte as sessões de fisioterapia e faça alongamentos.

  69. Operei de LCA faz 7 dias..e ainda sim nao consigo andar de muleta, fico deitado tempo todo.. meu joelho doi constantemente e nao tenho mtos movimentos. Faco fisio a 3 dias, e dobro ainda bem poco, nao tenho forca.. ta tdo muito complicado. To sentindo que minha recuperacao ta meio lerda.. ou eh desse jeito mesmo?

    me arrependo de ter operado. Abraco

  70. Bem eu ja rompi o LCA tambem, mais gracas a muitos esforcos, musculacão, remedios hoje estou jogando BOLA perfeitamente, pois meu medico falou que meu joelho está (PERFEITO)…

    então eu digo, faca tudo direitinho, as sessoes de fisioterapia, remedio certinho e academia certinha… No final vai ver que valeu a pena!!

    Grande abraco

  71. Olá tbm rompi o meu LCA esquerdo..

    estou lascado..kkk

    mas queria saber se fica 100% msm com a cirurgia? e em média ela custa quanto em hospitais particulares?

    e gostaria de saber tbm se só com a fisio resolve alguma coisa..pq no momento naum posso fazer a cirurgia!

    tenho 16 anos e o medico disse q minha perna ainda vai crescer e se fizer pode dar algum problema acho q só daki uns 2 anos!

    abç!

  72. Galera sei que e meio assustador essa questao de operacao, porem, se vc consultou 1 ortopedista e e realmente necessario a cirurgia, vai pra cima! So tenha certeza que os medicos sao capacitados!

    Acabei de fazer 1 do lca, aqui na India onde moro e saiu tudo bem(e claro ate agora,10 dias). E so seguir a recomendacao medica e logo estaremos todos praticando esportes de novo.Deus abencoe a todos vcs.

Comments are closed.