Recuperacao de Cirurgia LCA

Estatísticas sobre o post anterior de cirurgia LCA

O post que escrevi sobre a cirurgia LCA “Cirurgia de Joelho – LCA (Ligamento Cruzado Anterior)” é indexado no google, e mostrado na 2a página de resultados.

Este post recebeu mais de 2500 visitas únicas e cerca de 3000 pageviews, com média de tempo de permanência na página de 05 minutos. Isso indica que o conteúdo foi lido e aproveitado pelos visitantes.

Em julho houve um pico de acessos de 717 visitas únicas em um dia, para um post despretencioso e pessoal, é bacana saber que isso foi útil para muitas pessoas.

Status atual

Já passaram 7 meses da cirurgia e continuo na fisioterapia, continuo, pois interrompi o tratamento por 2 meses, em junho e julho.

Nesta fase da fisioterapia faço fortalecimento muscular, com os exercícios de adução, abdução, mesa flexora, leg press, cama elástica, corridas de 30 min, alongamentos, entre outros.

Esta fase caracteriza-se por ter uma ênfase maior no fortalecimento, onde a massa muscular da perna operada ainda é menor do que a perna não operada.

Apesar de ter interrompido a fisioterapia, em julho iniciei as pedaladas para ir ao trabalho. Todos os dias úteis, vou ao trabalho pedalando, o que dá cerca de 1h e 17 KM diários.

Ainda não posso retornar aos treinos de Jiu-jitsu, mas acho que volto antes de dezembro. Correr, somente 30 minutos, com velocidade de 10 KM/h na esteira. Ainda faço alongamentos

Ainda sinto alguns pequenos incômodos no joelho, mas não é dor, é uma sensação de que algo está amarrado ao joelho, talvez seja apenas psicológico.</p>

Isso ajudou no fortalecimento muscular e nas medidas da perna (as medidas são em cm)

 Distância do joelho (patela)

Joelho Esquerdo (operado)

Joelho Direito

 + 10

 45

47

 + 23

 56

 57

 + 46

 63

 65,5

 – 10

 39

 38

 – 20

 29,5

 31

Existem algumas diferenças mas são pequenas. O que chamou a atenção foi que o músculo da panturrilha do joelho operado está maior do que o não operado.

Vejam uma foto 1 semana após a cirurgia e uma foto que tirei hoje.

1 Semana após a cirurgia

7 meses e 10 dias após a cirurgia

Abaixo é uma foto da panturrilha

7 meses e 10 dias após a cirurgia

Ainda existem diferenças, onde o objetivo do fortalecimento vai resolver isso.

Estou bastante confiante que vai dar tudo certo.Não irei parar a musculação, ela servirá para continuar o fortalecimento do corpo, afinal de contas, a idade começa a pesar aos 27 anos.

Para quem está na indecisão da cirurgia, leia os questionamentos e depoimentos abaixo, pergunte para mim. NÃO DESANIME.

Perguntas de visitantes

Recebi muitos emails e comentários de visitantes sobre a cirurgia e questionamentos, vou publicá-las aqui e anonimizá-los, acho que não vai ter problema, já que o objetivo aqui é um ajudar o outro neste drama da cirurgia e recuperação.

Pergunta 1) 02/Março

Eu li seu blog a respeito da sua recuperação do LCA. Eu rompi o LCA também, por isso gostaria de fazer umas perguntas:

– Após eu operar, em 5 dias eu posso ir de muleta pro trabalho? Eu trabalho em escritório, sentado o tempo todo…Eu vi que vc foi trabalhar só em uma semana…

-Eu moro em Niterói, e pego a barca todo dia… Ou seja pego ônibus e a barca…Será que em quanto tempo conseguirei, mesmo de muleta, fazer essa atividade? Pois, meu pai que mora em B.Horizonte, virá pra cá para me ajudar a me levar de carro ao trabalho até que eu esteja em condições de pelo menos pegar a barca.

– Qual o critério para utilização do tendão para fazer o enxerto? Por que uns pegam o patelar, e outro pegam o medial? Por que escolheram o medial no seu caso?

– Você teve cisto de Baker no joelho após , ou antes da cirurgia? Se teve, fez algum tratamento?

 Resposta 1)

Oi Fulano, obrigado por ter lido o que escrevi e ter achado interessante. Respondo suas perguntas abaixo, mas entenda que esse é um ponto de vista do paciente, resolva as dúvidas com o ortopedista, se possível converse com algum fisioterapeuta também.

– Após eu operar, em 5 dias eu posso ir de muleta pro trabalho? Eu trabalho em escritório, sentado o tempo todo…Eu vi que vc foi

trabalhar> só em uma semana…

Fui trabalhar no 6o dia após a cirurgia.

Você irá usar um imobilizador na perna inteira, não pode tirar, é um saco.

No trabalho terá de ter algum apoio para manter a perna na horizontal.

Se ficar abaixada, corre o risco de o edema da cirurgia descer para a perna.

-Eu moro em Niterói, e pego a barca todo dia… Ou seja pego ônibus e a barca…Será que em quanto tempo conseguirei, mesmo de

muleta, fazer essa atividade? Pois, meu pai que mora em B.Horizonte, virá pra cá para me ajudar a me levar de carro ao trabalho até

que eu esteja em condições de pelo menos pegar a barca.

ônibus sempre terá os solavancos, paradas e curvas bruscas, lotação, gente empurrando para todo lado. Acho que pegar ônibus, somente depois de tirar o imobilizador, em 15 dias.

– Qual o critério para utilização do tendão para fazer o enxerto? Por que uns pegam o patelar, e outro pegam o medial? Por que

escolheram o medial no seu caso?

Percebi que isso é da escolha do cirurgião, onde ele tem mais aptidão.

Converse com ele sobre isso.

A minha decisão em procurar o Joaquim Grava foi que ele tem especialidade em medicina esportiva e joelho, tendo operado diversos

atletas.

Pesquisei sobre os tipos de enxertos apenas para informação.

– Você teve cisto de Baker no joelho após , ou antes da cirurgia? Se teve, fez algum tratamento?

Não tive, mas existe o risco.

Pergunta 2) 04/Março

Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pela sua iniciativa de colocar a sua experiência sobre a cirurgia de LCA.

Também tenho rompimento total de precisa fazer a cirurgia. Enfim, gostaria de saber mais ou menos qual é o tempo de recuperação total desta cirurgia?

 

Resposta 2) 

Olá Fulano, pelo que li e conversei com o fisioterapeuta é 6 meses.  

Pergunta 3) 05/Março

 > fiz uma cirurgia ha um mês atras aqui em Portugal rompi o ligamento cruzado

anterior e o menisco e esperei 11 meses pela cirurgia isso pode me causar

problema na recuperação? já faz um mês e ainda sinto muitas dores !

Resposta 3) 

Olá Fulano, não sei dizer, recomendo que procure o ortopedista ou fisioterapeuta.

Pelo que li, somente quando passam cerca de 8 a mais anos sem fazer a cirurgia é que começam a dar problemas ligados a artrose.

Pergunta 4) 21/Março

Eu vi o tópico que vc informou muita coisa a respeito da cirurgia e pós-cirúrgico.

Eu so queria tirar a duvida a respeito do período de internação, que no caso vc ficou 1 dia e 2 noites neh, ^^

Vc sabe informar se esse período é +/- básico ou varia muito??

Pq eu vou ter que fazer ela agora em abril … finalmente tbm …. pq naum consigo mais jogar bola … e meu trabalho ta acambando com os dois joelhos … (axo que to forçando muito o joelho “bom”, agora so o caco)…. 

Resposta 4) 

Olá Fulano, a internação foi isso mesmo. Não sei dizer se precisam de mais tempo de internação ou não, melhor conversar com o cirurgião que vai operar.

Quando tiver certeza de que tem de fazer, recomendo fazer logo, pois de qualquer maneira não dá para fazer nenhuma atividade física  mesmo, então o jeito é correr atrás de recuperar logo.

Hoje estou com 2 meses exatos que fiz a cirurgia, consigo andar e não dá para perceber que fiz cirurgia. Subo e desço escadas (com

moderação), em um mês poderei correr e voltar a fazer algum exercício.  

Pergunta 5) 11/Abril

Lí na internet o seu depoimento a respeito do LCA.

Meu namorado rompeu o ligamento, e eu gostaría de saber quanto tempo levará para ele voltar a executar atividades normais do dia-a-dia, como trabalhar, dirigir, caminhar, sair com amigos, etc.

Ele está desesperado, pois ouviu dizer que levará 6 meses, mas pelo que lí, esse tempo de 6 meses é para voltar a praticar esportes, e não para as rotinas básicas do dia-a-dia.

Você podería me falar um pouco mais sobre a sua experiência, com relação a questão do tempo de recuperação ?

Eu estou buscando várias informações, a fim de tranqulizá-lo. 

Resposta 5) 

As explicações que dou são baseadas no meu tratamento e do tipo de cirurgia escolhida pelo cirurgião ortopedista. Pois existem técnicas cirúrgicas que exigem um tempo de recuperação diferente, então considere uma boa conversa com o ortopedista e fisioterapeuta antes da cirurgia, para entender bem como será o pós-cirúrgico.

Para caminhar e tomar banho sozinho, 15 dias. Subir escadas moderadamente,  1 mes 6 meses é o tempo para voltar 100% a praticar esportes.

Hoje estou com 80 dias de cirurgia, e nas tarefas do trabalho diárias, não sinto dificuldades, subo alguns lances de escadas (15 degraus), posso andar uns 5min de bicicleta, bem leve. Não sinto dores, meu alongamento e dobradura do joelho está cerca de

85% do que era antes. A perna operada ainda está mais fina do que a outra. Mas isso ainda irá exigir um forte trabalho de musculação.

O que posso dizer quanto ao seu namorado, é que se a cirurgia for inevitável (LCA rompido mesmo), fazer a cirurgia o mais cedo possível é o melhor a fazer, pois caso contrário só irá prorrogar a recuperação e ele deixará de fazer as atividades físicas normais. Caso fique sem a cirurgia, no futuro poderá ter uma artrose, que é o atrito entre os ossos, que causa muita dor, procure por esta informação na internet.  

Pergunta 6) 18/Maio

Li no seu blog informações sobre a cirurgia do LCA, e tenho algumas dúvidas, espero que possa me ajudar.

Fiz a cirurgia no dia 04 de maio de 2010, no dia seguinte recebi alta. O médico me pediu para ficar com o imobilizador também, mas disse que quando estivesse deitado ou sentado com a perna para cima, poderia retirá-lo. Você vê algum problema nisso para a recuperação?

Ele me pediu para ficar cinco dias sem fazer nada, e quando retornei para uma avaliação, no dia 10 de maio, ele me pediu para começar a fazer exercício para tentar dobrar a perna, três vezes por dia, 30 minutos cada vez, e, logo após o exercício, colocar gelo por 15 minutos. Perguntei se não iria para a fisioterapia, e ele me disse que só no dia 21 de maio ele vai me avaliar e me liberar para a fisioterapia. Detalhe: Quando tento dobrar o joelho, consigo dobrar pouquíssimo, e dói demais naquela região onde ele abre pra fazer o enxerto, dói muito mesmo, de forma que não consigo forçar quase nada para dobrar, por não aguentar a dor. É normal essa dor e essa dificuldade em dobrar? E a fisioterapia? Já deveria ter começado?

Deixe-me tirar mais umas dúvidas:

 

1) Com quanto tempo vc voltou a dirigir? (se é que já está dirigindo)

2) Com quanto tempo voltou a caminhar?

 

Resposta 6) 

Eu também removia o imobilizador ao ficar deitado com a perna para cima, enche o saco esse imobilizador, ficar com o pé para cima, faz com que o hematoma não desça para o pé.

Nos primeiros dias tentar dobrar o joelho dói muito mesmo. Achei estranho ele pedir para você fazer os exercícios sozinho e não

ir para a fisioterapia.

No início eu achava que iria demorar meses para dobrar a perna, mas hoje já consigo sentar com a perna dobrada. Dói um pouco, mas depois de 5 min, ela já está flexionada e com pouca dor. E amanhã já vou começar a correr.

Insista com o ortopedista o motivo de não recomendar a fisioterapia logo. Quando comecei a fisio, era bem leve, uns choques, gelo,

alongamento e movimentos bem limitados.

O trabalho todo agora são dois: alongamento da perna e ganho muscular. E vai doer mesmo.

Em 1 mês já estava dirigindo, mas era ocasional.

Caminhar nas atividades normais diárias (ir ao trabalho, tomar banho) em 15 dias, sem o imobilizador.

Pergunta 7) 12/Junho

Fiz uma cirurgia do ligamento do joelho, o famoso LCA (Ligamento Cruzado Anterior). e ( menisco).

eu também me machuquei lutando jiu-jitsu.. 

 

bom vê se você pode me ajudar!! quanto tempo eu teria que ficar afastado do meu trabalho? pelo INSS?

porque já fazem 15 dias que eu operei, e eu ainda não tenho condições de trabalhar..

 

Resposta 7) 

Oi Fulano, vejo que você teve lesão de menisco, isso deve ter contribuído para um quadro de maior gravidade, cuidados e tempo de

recuperação pós-cirurgico.

Eu voltei a trabalhar com 7 dias, com dificuldade, andar devagar, mas foi possível.

Veja que essa opinião é de um leigo no assunto, converse com o seu ortopedista e fisioterapeuta, eles podem lhe ajudar melhor. Procure bastante informação, para entender seu quadro.

Agora que tenho 4 meses de cirurgia, entendo que a recuperação passa por 2 fases

  1. Recuperação dos movimentos básicos de andar, sentar, deitar, reflexos. Recuperação do pós cirurgico
  1. Fortalecimento, flexibilidade e biomecânica

A 1a fase demorou cerca de 1,5 mês. A 2a parte é mais demorada.  

Pergunta 8) 07/Julho

Vi que você fez um post sobre LCA que você operou também. 

Eu estourei o meu jogando bola, e vou precisar operar. Tristeza! Mas, fazer o que, faz parte da vida, e não da pra ficar remoendo. Hoje fiquei sabendo do laudo, bad total. 

Estou cabrerasso, nunca operei nada! 

Gostaria de saber como você está? Andando de boa? Pois os parafusos? 

Quanto tempo demorou para poder ir trabalhar depois da opera? Teve que acionar INSS? Da lesão até a operação quanto tempo você ficou? 

Resposta 8) 

Ninguém quer entrar na faca, hehehe

Coloquei um parafuso no joelho, estou com 5 meses de cirurgia, já ando

de bicicleta (pedalo até o trabalho, 16 KM, ida/volta), ainda não

voltei a correr ou fazer jiu-jitsu, mas sinto que falta pouco para

recuperação total.

 Após a cirurgia, fiquei 5 dias sem trabalhar, apenas cama, cadeira, tudo controlado. Após o 7o dia não usei muletas, no 15o dia, retirei o imobilizador. No 6o dia já comecei a fisioterapia. Até o 15o dia, os movimentos eram limitados, mas conseguia fazer quase tudo,  andar, trabalhar, etc.

Não precisei acionar INSS. Tive a lesão em 30 novembro, operei em 20/jan, foi o tempo necessário para mim ter a certeza da lesão e da operação. 

Depoimento 9) 30/Julho

 Fiquei muito feliz em achar pessoas que se recuperaram pós-cirurgia.

Rompi meu LCA, totalmente em Julho desse ano. É. Esse mês.

Fiaz ressonância e fiquei feliz em saber que poderei a voltar praticar kung-fu que eu amo.

Poxa, valeu por compartilhar sua experiência.

Muito sucesso e treino! :D

Pergunta 10) 10/Agosto

Machuquei meu joelho há 8 meses e não procurei ajuda médica. Voltei a correr, mesmo com dor, em 3 ou 4 semanas após a contusão. De lá pra cá, consegui voltar a alongar e parei de sentir dores.

Há 1 semana, tentei voltar a jogar bola, mas , no aquecimento, após correr e chutar algumas vezes (chuto com a direta e a lesão é no joelho esquerdo), fui buscar uma bola e ,parado, senti o joelho “ceder” novamente. Muita dor, mas bem menos do que na 1ª vez.

Claro que tenho alguma coisa. Mas vc acha q eu conseguiria correr e alongar se fosse LCA? O problema só aparece na quadra de sintético…

Resposta 10) 

Olá Fulano, recomendo fortemente que você faça uma consulta com ortopedista e um exame de ressonância magnética.

Quando aprendi que a ausência de tratamento adequado pode resultar em artrite e outras doenças ósseas, preferi ter um bom acompanhamento médico. Enche o saco ter de marcar consulta, arrumar tempo, mas afinal de contas é o nosso corpo :)

Falar de longe sobre um problema desses, é leviano eu dar uma opinião, procure um ortopedista.

Desejo saúde e sucesso.

Pergunta 11) 13/Agosto

Boa tarde Claudio;

                Hoje recebi a noticia do médico sobre o rompimento do meu LCA.O detalhe é que já tinha há 2 anos  operado e não me submetia a atividades como futebol desde a cirurgia. 

Estou bastante triste , em ter que passar por todo este processo novamente.Te admito que tenho dúvidas sobre o médico que me operou , pois , após 2 anos acontecer novamente e complicado.Ja tenho 36 anos e pretendo operar novamente em 6 meses meados de 2011. 

Irei pegar a indicação do médico que te operou e saber dele um parecer , explicando  o meu cenário.Quero ver se é normal acontecer lesão reincidente neste caso. 

Acredito que não fiz um pós operatório excelente, porém não foi dos piores. 

Espero estarmos entrando em contato me breve, achei bem bacana seu detalhamento sobre o processo, desejo sucesso na sua recuperação,

 

Resposta 11) 

 Oi Fulano, cara que notícia ruim mesmo hein.

Nem sei o que dizer, só passando por isso novamente.

Estou me esforçando para ter um bom tratamento, não quero ter sequelas.

Fazendo um bom fortalecimento, enche o saco o tempo para fazer isso,

mas é necessário.

Sucesso na sua recuperação.

Pergunta 12) 16/Agosto

 Devido a minha esposa trabalhar o dia interio fora, terei que me virar para ir para a fisioterapia, em quanto tempo você acha que posso volar a dirigir?

E como você esta hoje endia.

Resposta 12)

Olá Pedro, eu voltei a dirigir em 1 mês.

Mas antes de dirigir fiz fisioterapia, recomendo consultar um fisioterapeuta antes.

Pergunta 13) 04/Setembro

 Olá Claudio

como vai ?

achei um blog seu na internet, falando sobre sua experiência de rompimento do LCA

pois é, me identiquei demais com seus comentários, mesmo não tendo feito ainda a cirurgia, e se possivel gostaria de fazer algumas perguntas pra me deixar mais tranquila, pois como nunca operei nada em minha vida, sinto um pouco de medo.. haha uma insegurança

eu jogo voleibol, e rompi o LCA em uma partida

e estou pra operar, por enquanto estou fazendo um pré-operatório pra fortalecer a musculatura..

você fez pré-operatório ?

e dói depois da cirurgia ?

HAHA

quais os conselhos que me dá ?!

Resposta 13)

Olá Fulana, tenho um amigo que diz ter machucado bastante o LCA, não ao ponto de rompimento total, fez fisioterapia de fortalecimento.

Ele diz que não está 100% recuperado, mas que prefere isso a ter de fazer a cirurgia.

Eu interrompi a fisioterapia por 2 meses, mas continuei a pedalar (18 KM diários) e isso ajudou no fortalecimento das coxas e pernas.

Hoje voltei a correr 30min, diria que estou com 80% da força e movimentos. Ainda falta mais fisioterapia e perder o medo de voltar as

atividades que fazia antes (corridas e jiu-jitsu).

Desde o momento que soube que o sucesso da recuperação depende muito mais de mim (fisioterapia e paciência), eu fui fazer a cirurgia, pois o meu futuro é mais importante do que o medo momentâneo.

Eu não fiz o pré-operatório.

A dor pós-cirurgia só ocorre se não tomarmos os cuidados básicos de não apoiar a perna, não usar o imobilizador, etc.

É só seguir as recomendações do ortopedista e fisioterapeuta.

Sucesso no seu tratamento. 

 

Categorias:

Atualizado em:

Deixe um comentário