Matéria incorretamente afirma que gelo não é bom para dores musculares

Recentemente li uma notícia no portal da info abril com o título Gelo não é bom para tratar dores musculares, fui ler a notícia e vi erros grosseiros.

Sou um esportista amador, corro e pratico Jiu-Jitsu, as vezes tenho lesões e utilizo gelo, então tenho algum conhecimento de causa, para opinar sobre o assunto.

Na notícia afirma “Na maioria das pesquisas, o gelo se mostrou bastante eficaz na diminuição da dor” ué, mas o gelo não é ruim para tratar as dores ?

Outra afirmação “Porém, os cientistas descobriram que ele também reduziu significativamente a força e potência muscular por até 15 minutos após o término da aplicação.“, óbvio, pois o atleta ficará descansado aplicando o gelo, o músculo
estará dormente e com baixo fluxo sanguineo.

Outra “…constataram que depois de aplicações de gelo, as pessoas experimentaram diminuição da percepção do posicionamento de uma parte do corpo, como um braço ou perna.“.
Preciso de uma bolsa científica para descobrir isso ? É óbvio que a
região do corpo estará dormente, diminuiu o fluxo sanguineo, os
musculos estão descansados. É claro que terá uma sensibilidade menor.

mais uma “Se o seu ombro ou suas pernas, após receberem uma aplicação de gelo, se sentirem fracos durante uma partida de tênis ou uma corrida, a tendência é de que você redobre os seus esforços“, a mesma resposta que disse acima.

Veja que se um atleta tem uma lesão muscular e precisa aplicar o gelo para diminuir a dor, ele está machucado, é óbvio que ele terá um rendimento menor, pois o músculo está machucado. E se o atleta buscar voltar a atividade física após a aplicação do gelo, ele estará lesionado, então já saberá que corre um risco maior ainda de se machucar.

Vejo que a notícia foi publicada com nenhum senso crítico por conta do autor e da revista, colocando em dúvida a praticidade do uso do gelo.

Neste último domingo, dia 22 de Janeiro, participei de um campeonato de Jiu-Jitsu onde machuquei uma costela ao fazer muita força para aplicar um golpe de “arm-lock” no adversário, sofri uma contusão na ponta da costela, mas venci a luta e o campeonato na minha categoria.

Coloquei o gelo que diminuiu bastante a dor, após o gelo derreter percebi o aumento da dor, então esse artigo ai, não agrega nada, só confunde.

Vejam algumas fotos: https://picasaweb.google.com/claudio.miranda/2oCampeonatoSolidarioDeJiuJitsu2012
Abaixo está o vídeo da 1a luta, a 2a luta, não teve bateria da máquina para filmar.

Um Comentário

  1. Oi Claudio, tudo bem… estou na summa a 2 anos e um pouco mais de um ano aqui na cardif e ouvi falar muito bem de você, legal saber que vc esta fazendo Jiu…. eu tbm treino aqui em SP sempre que posso… apesar da falta de tempo aqui em São Paulo tudo é muita correria mais Jiu Jistu vicia ..rs peguei faixa azul a um ano.. bmo abs bons treinos e concordo sobre o gelo..rs só ajuda….e as vezes um dor flex tbm..rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *