Eclipse 3.7 com JBoss EAP 6.1

Após o lançamento do JBoss EAP 6.1, fui integrar no jboss tools, do eclipse 3.7 (indigo), e vejo que não consegue-se, pois o plugin do jboss tools não foi preparado para o EAP 6.1. Isso ocorre pois no EAP 6.0 os módulos do EAP 6.1 ficam no subdiretório de modules, assim $JBOSS_HOME/modules/org/jboss/as/

Já no EAP 6.1 este diretório foi reorganizado, onde os módulos ficam em $JBOSS_HOME/modules/system/layers/base/org/jboss/as/…

Esta nova estrutura de diretórios que não é esperada pelo plugin jboss tools 3.3 do eclipse. A nova versão do jboss tools 4.0.1 já suporta o eap 6.1, mas o plugin é somente para o eclipse 4, juno.

Tentei usar o eclipse 4, mas achei bem mais lento do que o 3.7, alguns ícones da janela de console ficam desaparecendo, não gostei. Tentei usar, mas muito lento.

Então, peguei o fonte do jboss tools 3.3 e alterei para que consiga funcionar com o EAP 6.1.

Abaixo, a tela mostra que o diretório de módulos consegue ser procurado.

jbt1

jbt2

Para alterar o código fonte,

  • Feche o eclipse
  • Faça o download dos fontes do jboss tools 3.3 e descompacte em algum local
  • Faça o download do script compile, altere o JAVA_HOME e ECLIPSE, bem como descomentar a seção que faz o backup dos arquivos do plugin (onde tem o cp)
  • Coloque o compile no diretório as/plugins de onde descompactou o jboss tools
  • Veja as alterações no diff, aplique-as.
  • Execute o script compile

Nota: Esta alteração faz com que o jboss plugin reconheça apenas o EAP 6.1, da família JBoss. Até é possível melhorar o código para suportar tanto o 6.0 e 6.1, mas não é o meu foco agora.

Para sua conveniência e se confia em mim, pode fazer o download das classes compiladas e atualizar direto no seu plugin do jboss tools. Veja o script compile para saber em qual jar colocar as classes compiladas.

Categorias:

Atualizado em:

Deixe um comentário